Não esquecer que toda produção deve ser DIRETAMENTE ligada ao tema de sua tese.
Produções não ligadas a tese deverão ser informadas, porém terão pontuação reduzida.
1. Projetos
Minha tese tem que gerar vários tipos de Projetos:
Aos Comitês de Ética
De pesquisa: UEPA, FAPESPA, CNPq, FINEP, Outras
De extensão: UEPA, FAPESPA.
2. Produção Técnica
Devo produzir vários destes tópicos que serão informadas no meu Lattes, mesmo aqueles não ligados a minha Tese.
Em cada produção, PREFERENCIALMENTE, deve haver co-autorias: Orientador, co-orientador, outros pós-graduandos, residentes,
discentes com ou sem iniciação científica, alunos do segundo grau. Quanto maior for o envolvimento do staff do programa melhor.
-Assessorias e ou consultorias
-Capítulos de livros
-Livros
-Cartilhas
-Cursos
-Desenvolvimento e ou aprimoração de manequins de treinamento
-Desenvolvimento de material didático e ou instrucional (impresso ou eletrônico)
-Desenvolvimento de softwares
-Desenvolvimento de hardwares
-Participação em Congressos da área (como ouvinte)
-Trabalhos publicados em anais de Congressos
-Pareceres em Comitês
-Participação em comissões de sindicâncias
-Participação em Bancas de trabalhos científicos (Julgamento de TCCs, Projetos em jornadas do LCE, LMF, LBM, e outros).
-Participação em Comissões de concursos
-Elaboração de provas de concursos
-Produtos tecnológicos
-Processos e técnicas
-Trabalhos técnicos (Pareceres em Comitês de Ética, Síndicâncias, Analise de trabalhos para revistas, etc.)
-Elaboração de Cursos de curta duração
-Coordenação e organização de Cursos de curta duração
-Aulas ministradas em Cursos de curta duração
-Participação em Editoração de revistas
-Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
-Relatórios de pesquisa
-Criação de websites e blogs
-Relatório de tese para a defesa do mestrado
-Outras produções técnicas
3. Captação de Recursos (EXCETO BOLSAS)
Valores destinados diretamente ao programa.
Doação de materiais insumos e ou equipamentos.
Patrocínios para manutenção de equipamentos.
Doações de insumos.
4. Parcerias Interinstitucionais (META: Parcerias internacionais)
Parcerias com outros laboratórios / programas / instituições. Nacionais e ou internacionais.
5. Produção Bibliográfica
Tem importância no Mestrado profissional, é equiparada a produção técnica, porém, não é a finalidade primordial do Programa, como
ocorre no Mestrado Acadêmico.
6. Inserção Social
Minha tese contribui com a formação de outros discentes do segundo grau, da graduação e ou da Pós, formando recursos humanos qualificados para a administração pública, sociedade civil e formação de novos profissionais?
Minha tese contribui para o desenvolvimento microrregional, regional e/ou nacional?
Minha tese contribui para a melhoria do ensino básico, médio, graduação, técnico/profissional e ou para o desenvolvimento de propostas inovadoras de ensino?
Minha tese contribui para a geração de “livros-textos” para a graduação e Pós, e ou de livros didáticos para o ensino fundamental e médio?
Minha tese pode contribuir com a implantação de um programa de saúde coletiva capaz de revolucionar uma rede de atendimento público, visando qualidade e não quantidade?
Ou seja: Em que minha tese mudará minha sociedade ou meu país?
7. Geração de Patente/Direito autoral
Minha tese tem que gerar o depósito de uma patente e ou Direito autoral?
Qual será o “produto técnico e ou tecnológico” de minha Tese?
Se livros ou cartilhas deverá ser informado o “ISBN”.
8. Obtenção integral de créditos em disciplinas obrigatórias, optativas e atividades extras
Atividades obrigatórias:
Ter participado de um Comitê de Ética e ter emitido no mínimo 06 pareceres dados. (informar o nº da CAAE ou protocolo)
Ter assistido a pelo menos 04 defesas/ano (Socializações, Defesas prévias ou Defesas definitivas) para poder marcar minha Defesa Definitiva.
Ter frequência mínima de 75% nas jornadas de TODAS as turmas.
9. Proficiência na língua inglesa
É uma atividade obrigatória.
10. Defesa da tese definitiva
É uma atividade obrigatória.
Somente serão emitidos os Certificados após a apresentação do ACEITE de publicação de pelo menos 01 artigo DA TESE
DEFENDIDA em revista com Qualis acima de B3 na Área da Medicina III da Capes.
Atividades antes das jornadas, socialização e defesas:
Preparo da aula:
Atualize seu Lattes com todo o conteúdo que será apresentado na aula.
Peça a outro PG que analise sua aula (de preferencia um PG mais antigo no Programa ou um egresso).
Cheque o Lattes de seu orientador quanto a sua produção e se o mesmo esta atualizado.
Sente com antecedência com seu orientador para mostrar e discutir o conteúdo da aula e a atualização do Lattes
Check-list na secretaria
Verifique na secretaria se seus créditos estão TODOS atualizados e computados.
Entregue cópia de sua planilha de produção (PG 20-06-2018.xls) e da aula (J1… J4; Soc; DP ou DF.ppt) para arquivamento em sua pasta.
Nela deverão estar guardadas TODAS as versões de sua tese desde a 1ª jornada até a defesa final.
Na véspera pegue e depois devolva na secretaria: atas, declarações, lista de frequências, etc., material que será preenchido no evento.
No caso de Jornadas a responsabilidade por pegar e devolver à secretaria os documentos, é do representante da turma.
Bancas
Defina com seu orientador e Coordenador do Programa, os componentes de sua banca.
Após aprovação, informe a secretaria nomes e dados de TODOS os componentes das bancas com no mínimo 20 dias de antecedência.
(45 se houver necessidade de compra de passagens e reservas de hotel).
Composição das bancas
Material para as Bancas
Todo o material a ser avaliado deve estar disponibilizado para as bancas com no mínimo 15 dias antes da data da defesa:
Livros deverão estar disponibilizados na Amazon.
Aplicativos deverão estar disponibilizados nas plataformas Andróide e IOS:
A aula deverá ser depositada, na secretaria do Programa, na véspera da apresentação, ao pegar os documentos da defesa.
Atividades após sair do programa
Mantenha o Programa informado periodicamente sobre seu destino e realizações por pelo menos 5 anos após obter seu título.
Mantenha seu Lattes ATUALIZADO.
Informe:
Sua produção técnica e bibliográfica.
Participação em Bancas de TCC, Teses e ou Concursos.
Sua aprovação em Concursos Públicos.
Contratações por empresas ou Instituições de Ensino Superior.
Matrícula em outros Programas de pós-graduação. Estas informações constarão no tópico “Egressos do Programa” e são muito importantes na avaliação e crescimento do Programa junto à CAPES.