Linhas de Pesquisa

O Programa possui duas Linhas de Pesquisa: (1) Formação de Professores, Docência e Práticas Educativas e (2) Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Cada Linha de Pesquisa do Programa possui uma coordenação específica eleita pelos seus pares e que desenvolve ações colegiadas com docentes, discentes e Coordenação Geral do Programa.

Linha de Pesquisa: Formação de Professores Docência e Práticas Educativas

Realiza estudos e pesquisas no campo da formação e docência, especificamente no contexto amazônico, bem como de práticas pedagógicas no ambiente da educação básica e superior, na busca de aprofundamento teórico-metodológico de politicas, saberes e praticas que contribuam para a construção de projetos alternativos a formação, à docência e ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras

Objetivos:

  • Realizar pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores e sobre práticas pedagógicas no âmbito da educação básica e superior;
  • Apoiar atividades que visem o fortalecimento da formação de professores no âmbito do estado e dos municípios;
  • Contribuir para a discussão de políticas de formação de professores no âmbito nacional e local.

Eixos Temáticos:

A. Docência, teorias e práticas pedagógicas na Amazônia:
Desenvolve pesquisas sobre formação, docência, teorias e práticas relativas à Educação Especial, à Educação Popular à infância, juventude, gênero e diversidade sexual; bem como investiga a organização e as práticas pedagógicas na Educação Básica e na Educação Superior.

B. Teorias e Práticas Pedagógicas Inovadoras.
Realiza estudos sobre docência e práticas inovadoras no âmbito da Educação Básica e da Educação Superior, bem como nos impactos sociais. com foco na Educação Matemática.

Participam os professores: Prof. Dr. Fábio José da Costa Alves, Prof.ª Dr. Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Prof.ª Dr. Marta Genú Soares, Prof.ª Dr. Rosineide de Souza Jucá e Prof. Dr. Pedro Franco de Sá.

Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia

Investiga temas educacionais relacionados ao contexto cultural brasileiro e amazônico, refletindo sobre saberes, representações, imaginários, conhecimentos e poder inerentes às práticas socioculturais e educativas, visando contribuir para a construção de práticas sociais e educacionais inovadoras. Destaca-se que a Linha, dada a sua natureza, favorece a integração de diferentes áreas
de conhecimento (educação, filosofia, sociologia,linguística, literatura, antropologia, história, entre outras) e o desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar, possibilitando, também, integração dos docentes em projetos comuns de pesquisa

Investiga temas educacionais relacionados ao contexto cultural brasileiro e amazônico, refletindo sobre saberes, representações, imaginários, conhecimentos e poder inerentes às práticas socioculturais e educativas, objetiva contribuir para a construção de práticas sociais e educacionais inovadoras. É constituída por 09 doutores. Destaca-se que a Linha, dada a sua natureza, favorece a integração das diferentes áreas de conhecimento (educação, filosofia, sociologia, letras, educação física, psicologia, entre outras) e o desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar, possibilitando, também, integração dos docentes em projetos comuns de pesquisa.

Eixos Temáticos:

A. História da Educação na Amazônia.
Estuda a história das instituições educativas, dos intelectuais, das disciplinas, dos impressos pedagógicos, da educação profissional e secundária, bem como a história de processos e práticas de sociabilidades em espaços não escolares na Amazônia.

B. Educação, inclusão e diversidade na Amazônia.
Realiza estudos sobre saberes em diferentes contextos culturais e educacionais da Amazônia; desenvolve pesquisas com crianças, jovens, adultos e idosos na educação popular; na educação especial com o público desta modalidade de ensino e com crianças em sua dimensão lúdica e cultural visando debater politicas e práticas de inclusão social e educacional; realiza estudos sobre educação intercultural, decolonial, socioambiental e do campo, em territórios rurais ribeirinhos e urbanos na Amazônia, visando contribuir tanto para o debate teórico e epistemológico desses temas quanto para a agenda de politicas públicas e práticas de inclusão. Pesquisa diferentes linguagens, a partir de temas ligados à formação do leitor, produção, leitura e recepção poética, na sua forma escrita ou oral, letramento e multiletramento, em práticas escolares e não escolares.

Participam os Professores: Prof.ª Dr. Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Prof. Dr, José Anchieta de Oliveira Bentes, Prof. Dr. João Colares da Mota Neto, Prof.ª Dr. Josebel Akel Fares, Prof. Dr. Sérgio Roberto Moraes Corrêa, Prof.ª Dr. Maria Betânia Barbosa Albuquerque, Prof.ª Dr. Mª do Perpétuo Socorro Avelino de França, Prof.ª Dr. Nazaré Cristina Carvalho, Prof.ª Dr. Mª do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva.

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