Organização Curricular

O Programa em sua estrutura curricular objetiva, como finalidade básica: o aprofundamento teórico-metodológico das questões epistemológicas, que envolvem o campo educacional e a ênfase no desenvolvimento da pesquisa.

O conjunto das disciplinas e atividades do Mestrado é formado por cinco (5) blocos: Disciplinas Fundamentais, Disciplinas Eletivas, Seminário de Pesquisa, Orientação de Dissertação e Atividades Programadas. As disciplinas fundamentais, de caráter obrigatório, correspondem cada uma a três (3) créditos e visam o aprofundamento de estudos epistemológicos, históricos e socioculturais no campo educacional. As disciplinas eletivas compreendem cada uma três (3) créditos. Destinam-se à obtenção de conhecimentos mais específicos, consoante as temáticas referentes às Linhas de Pesquisas do Programa.

O Seminário de Pesquisa correspondia a um (1) crédito e em 2014 foi alterada para (3) créditos com aumento da carga horária para 60 horas. Esta disciplina tem por objetivo o estudo teórico e metodológico de temas específicos para a elaboração dos projetos de pesquisa, bem como o acompanhamento e a discussão dos referidos projetos. Prioriza um planejamento flexível e de caráter coletivo e obrigatório. As Atividades Programadas correspondem a um (1) crédito, são obrigatórias e complementares, permitindo que os mestrandos realizem estudos diversificados sobre o tema investigado, em outros Programas e Instituições, de acordo com seus planos de estudos.

As Atividades Programadas permitem a participação dos discentes em Cursos e Seminários e a apresentação de trabalhos em eventos. As Orientações de Dissertação correspondem a três (3) créditos e a Elaboração da Dissertação, corresponde a seis (6) créditos. O mestrando deverá totalizar vinte e seis (26) créditos, distribuídos entre Disciplinas, Seminários e Atividades abaixo especificadas, aos quais se integra o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira. Desde 2010 que vem sendo efetivada uma reorientação nas disciplinas eletivas, sendo algumas excluídas e outras incluídas, conforme a demanda da comunidade acadêmica. Em 2011 foi incluída a orientação IV e as orientações passaram a ser iniciadas no primeiro semestre letivo. Em 2014 foi modificado o descritor da linha formação de professores e alterada a carga horária da disciplina Seminário de Pesquisa.

A organização curricular está estruturada da seguinte forma:
I – Disciplinas Fundamentais (obrigatórias): Nove (9) créditos
DISCIPLINACARGA HORÁRIACRÉDITOS
Epistemologia e Educação  60h  3CR.
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Brasileira  60h 3CR
Pesquisa em Educação 60h  3CR
II – Disciplinas Eletivas: Três (3) créditos
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
Políticas de Formação de Professores (Obrigatória de Linha) 60h 3CR
Educação e Política Cultural 60h 3CR
Saberes, Competências e Identidade Profissional do Professor 60h 3CR
Educação e Organização do Trabalho Escolar 60h 3CR
Educação e Ambiente 60h 3CR
Cultura, Saberes e Imaginários na Educação Amazônica (Obrigatória de Linha) 60h 3CR
Teoria Social e Educação 60h 3CR
Fundamentos da Educação Matemática 60h 3CR
Perspectiva Sócio-Histórica e Cultural da Educação Infantil  60h 3CR
 Didática da Matemática 60h 3CR
Tendências em Educação Matemática  60h 3CR
Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Política e Fundamentos Teóricos e Metodológicos 60h 3CR
Raízes da matemática elementar  60h 3CR
Seminários temáticos de História Cultural e Educação 60h 3CR
III – Seminário de Pesquisa, Atividades Programadas, Elaboração e Orientação de Dissertação (obrigatórios) – 14 CR.
DISCIPLINACARGA HORÁRIACRÉDITOS
Seminário de Pesquisa 60h 3CR
Orientação de Dissertação I, II, III e IV 80h 4CR
Atividades Programadas (obrigatória) 20h 1CR
Elaboração da Dissertação (obrigatória) 120h 6CR
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês ou Francês ou Espanhol)

O Curso de Mestrado atualmente tem uma carga horária total de 520 horas (26 créditos). O primeiro ano do Curso de Mestrado compreende disciplinas de fundamentação teórica, seminário de pesquisa e atividade de orientação e visa à elaboração dos projetos de pesquisa e a qualificação destes. O exame de proficiência em língua estrangeira (espanhol ou francês ou inglês) deverá ser efetivado pelo mestrando até o final do primeiro ano. O Programa oferece disciplina de proficiência em língua estrangeira: inglês instrumental, em parceria com o Departamento de Letras e Literatura do Centro de Ciências Sociais e Educação da UEPA.

O segundo ano do Curso destina-se às atividades de orientação para a elaboração e defesa da Dissertação de Mestrado. Para o Exame de Qualificação, o mestrando deverá ter cumprido os créditos relativos ao 1º e 2º semestres do primeiro ano, ter sido aprovado no exame de proficiência em língua estrangeira e o texto apresentado poderá apresentar (ou não), resultados parciais da Dissertação, contendo, no mínimo, introdução, capítulo teórico-metodológico e informações sobre as ações a serem realizadas no desenvolvimento do trabalho.

A Banca da Qualificação é indicada pelo Orientador, em concordância com o orientando, sendo composta por três professores doutores, sendo um membro externo ao Curso e à IES. A Banca da Qualificação é referendada pelo Colegiado do Programa. Para a Defesa da Dissertação, o mestrando deverá ter cumprido todas as exigências curriculares. A constituição da Banca da Defesa leva em consideração os mesmos critérios estabelecidos para a Banca de Qualificação. A Defesa deve ser realizada até quarenta e cinco (45) dias após o depósito da mesma na Secretaria.