VII Seminário do Gheda

APRESENTAÇÃO

Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará, está estruturado em duas linhas de pesquisa: História das Instituições Educativas e História dos Processos Educativos não Escolares na Amazônia que têm como objetivo o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a história das instituições educativas, intelectuais e impressos; bem como para a análise histórica de processos e práticas educativas vivenciadas em espaços não escolares da Amazônia. O VII Seminário do GHEDA ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio de 2017, no Campus I da UEPAcom o tema: História e historiografia da Educação na Amazônia, trazendo para debate a produção do conhecimento em história da educação na Amazônia. Convidamos os interessados a fazer parte deste debate, ajudando-nos a construir a história da educação em nossa região.

OBJETIVOS

• Socializar pesquisas sobre intelectuais e instituições educativas na Amazônia;
• Refletir sobre a história da educação não escolar na Amazônia;
• Incentivar estudos e pesquisas no campo da história da educação escolar e não escolar visando contribuir com a escrita da história da educação na Amazônia e no Pará, em particular.

PÚBLICO ALVO

Professores e alunos da graduação, pós- graduação e das redes públicas e particulares da educação básica.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no dia e local do evento ou ainda pelo endereço:
www.qheda.com.br (menu Inscrição)
Direito a certificado!

DIA 24/05/2017
16h – Credenciamento 16h30 – Abertura
17h – Conferência de abertura: “Importância da história e o prazer de ler e conhecer o passado”
Mary Del Priory (Dra. em História Social pela USP/SP; Pós-doutorado pela Ecole des Hautes Etudesem Sciences Sociales)
18h30-Atividade Artística

DIA 25/05/2017
8h30 – Mesa Redonda: Artes de fazer e sociabilidades na Amazônia
• Palestrantes: Francídio Monteiro Abbate (Me. em Educação PPGED/UEPA); Mareio de Souza Barradas (Me. em Educação/UEPA); Adelson Cesar Ataíde Costa Junior (Mestrando em Educação PPGED/UEPA)