Projeto: Bem viver: diversidade sociocultural, saúde e práticas educativas na Amazônia.

O Projeto: Bem viver: diversidade sociocultural, saúde e práticaseducativas na Amazônia.

Apresenta a Live: “Impactos da Pandemia  nas Comunidades Indígenas: desafios, estratégias  e parcerias”.

Data: 17/03/2022.

Horário: 10h.

Live via : https://www.youtube.com/watch?v=MhO6GYj7-w8

Dados do Projeto Bem viver.

Título da proposta: Bem viver: diversidade sociocultural, saúde e práticas
educativas na Amazônia.
Mês/Ano inicio: 01/10/2020
Mês/Ano término: 30/09/2024
Duração da proposta em meses: 48 meses
Resumo (3.000)
O projeto: “Bem viver: diversidade sociocultural, saúde e práticas educativas na Amazônia” tem por objetivo geral: mapear o impacto da pandemia do Covid-19, em comunidades de povos originários e comunidades rurais-ribeirinhas da Amazônia Paraense, em seus aspectos socioeconômicos, ambientais, educacionais e de saúde com vistas às suas identidades culturais e ethos de vida social. A pesquisa-ação será do tipo colaborativa e os procedimentos adotados são: levantamento bibliográfico; elaboração do estado de conhecimento; realização de entrevistas semiestruturadas. A sistematização e a análise dos dados serão efetivadas por meio de categorizações temáticas e analíticas. Os locais do estudo são populações de etnia Surui, localizada em Marabá e de diferentes etnias que vivem na cidade de Belém e comunidadesribeirinhas da ilha Combu, Os participantes da pesquisa são lideranças, bem como professores/as de escolas das comunidades investigadas. Nas atividades pedagógicas a metodologia a ser utilizada são dinâmicas pedagógicas, palestras e rodas de conversas, bem como a formação continuada de professores/as das escolas participantes do projeto. Materiais didáticos também serão produzidos. Entre os resultados destaca-se superar a situação social, de saúde e educacional impactadas nascomunidades envolvidas pela pandemia, pautadas em práticas educativas de educação e saúde inclusivas.