Linhas de Pesquisa

O Programa possui duas Linhas de Pesquisa: Formação de Professores Docência e Práticas Educativas e Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Cada Linha de Pesquisa do Programa possui uma coordenação específica eleita pelos seus pares e que desenvolve ações colegiadas com docentes, discentes e Coordenação Geral do Programa.

Formação de Professores, Docência e Práticas Educativas

Investiga temas relacionados à formação de professores, docência, práticas e processos educativos na educação básica, superior e em outros espaços socioculturais no contexto brasileiro e, em especial, amazônico.

Eixos Temáticos:

  • A. Docência, teorias, práticas e processos educativos na Amazônia: Desenvolve pesquisas sobre formação, docência, teorias e práticas relativas à Educação Especial, à Educação Popular à infância, juventude, gênero e diversidade sexual; bem como investiga a organização e as práticas pedagógicas na Educação Básica e na Educação Superior.
  • B. Educação matemática e práticas pedagógicas inovadoras.Realiza estudos sobre docência e práticas inovadoras no âmbito da Educação Básica e da Educação Superior, bem como nos impactos sociais. com foco na Educação Matemática.

Saberes Culturais e Educação na Amazônia

Investiga temas educacionais relacionados ao contextocultural brasileiro e amazônico, refletindo sobre saberes,representações, imaginários, conhecimentos e poderinerentes às práticas socioculturais e educativas, visandocontribuir para a construção de práticas sociais eeducacionais inovadoras. Destaca-se que a Linha, dada asua natureza, favorece a integração de diferentes áreasde conhecimento (educação, filosofia, sociologia,linguística, literatura, antropologia, história, entreoutras) e o desenvolvimento da pesquisainterdisciplinar, possibilitando, também, integração dosdocentes em projetos comuns de pesquisa.

  • A. História da Educação na Amazônia: Estuda a história das instituições educativas, dos intelectuais, das disciplinas, dos impressos pedagógicos, da educação profissional e secundária, bem como a história de processos e práticas de sociabilidades em espaços não escolares na Amazônia
  • B. Educação, inclusão e diversidade na Amazônia: realiza estudos sobre saberes em diferentes contextos culturais e educacionais da Amazônia; desenvolve pesquisas com crianças, jovens, adultos e idosos na educação popular; na educação especial com o público desta modalidade de ensino e com crianças em sua dimensão lúdica e cultural visando debater politicas e práticas de inclusão social e educacional; realiza estudos sobre educação intercultural, decolonial, socioambiental e do campo, em territórios rurais ribeirinhos e urbanos na Amazônia, visando contribuir tanto para o debate teórico e epistemológico desses temas quanto para a agenda de politicas públicas e práticas de inclusão. Pesquisa diferentes linguagens, a partir de temas ligados à formação do leitor, produção, leitura e recepção poética, na sua forma escrita ou oral, letramento e multiletramento, em práticas escolares e não escolares.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo