O Programa possui duas Linhas de Pesquisa: Formação de Professores Docência e Práticas Educativas e Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Cada Linha de Pesquisa do Programa possui uma coordenação específica eleita pelos seus pares e que desenvolve ações colegiadas com docentes, discentes e Coordenação Geral do Programa.
Linha de Pesquisa: Formação de Professores Docência e Práticas Educativas
Investiga temas relacionados à formação de professores, docência, práticas e processos educativos na educação básica, superior e em outros espaços socioculturais no contexto brasileiro e, em especial, amazônico.
Eixos Temáticos:
- A. Docência, teorias, práticas e processos educativos na Amazônia: Desenvolve pesquisas sobre formação, docência, teorias e práticas relativas à Educação Especial, à Educação Popular à infância, juventude, gênero e diversidade sexual; bem como investiga a organização e as práticas pedagógicas na Educação Básica e na Educação Superior.
Professores do eixo: Prof.ª Dr.ª Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Prof.ª Dr.ª Marta Genú Soares, Prof.ª Dr.ª Tânia Regina Lobato dos Santos
- B. Educação matemática e práticas pedagógicas inovadoras.Realiza estudos sobre docência e práticas inovadoras no âmbito da Educação Básica e da Educação Superior, bem como nos impactos sociais. com foco na Educação Matemática.
Professores do eixo: Prof. Dr. Fábio José da Costa Alves, Prof.ª Dr.ª Rosineide de Souza Jucá e Prof. Dr. Pedro Franco de Sá.
Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia
Investiga temas educacionais relacionados ao contextocultural brasileiro e amazônico, refletindo sobre saberes,representações, imaginários, conhecimentos e poderinerentes às práticas socioculturais e educativas, visandocontribuir para a construção de práticas sociais eeducacionais inovadoras. Destaca-se que a Linha, dada asua natureza, favorece a integração de diferentes áreasde conhecimento (educação, filosofia, sociologia,linguística, literatura, antropologia, história, entreoutras) e o desenvolvimento da pesquisainterdisciplinar, possibilitando, também, integração dosdocentes em projetos comuns de pesquisa.
Eixos Temáticos:
- A. História da Educação na Amazônia: Estuda a história das instituições educativas, dos intelectuais, das disciplinas, dos impressos pedagógicos, da educação profissional e secundária, bem como a história de processos e práticas de sociabilidades em espaços não escolares na Amazônia
Professores do eixo: Prof.ª Dr. Maria Betânia Barbosa Albuquerque, Prof.ª Dr. Mª do Perpétuo Socorro Avelino de França.
- B. Educação, inclusão e diversidade na Amazônia: realiza estudos sobre saberes em diferentes contextos culturais e educacionais da Amazônia; desenvolve pesquisas com crianças, jovens, adultos e idosos na educação popular; na educação especial com o público desta modalidade de ensino e com crianças em sua dimensão lúdica e cultural visando debater politicas e práticas de inclusão social e educacional; realiza estudos sobre educação intercultural, decolonial, socioambiental e do campo, em territórios rurais ribeirinhos e urbanos na Amazônia, visando contribuir tanto para o debate teórico e epistemológico desses temas quanto para a agenda de politicas públicas e práticas de inclusão. Pesquisa diferentes linguagens, a partir de temas ligados à formação do leitor, produção, leitura e recepção poética, na sua forma escrita ou oral, letramento e multiletramento, em práticas escolares e não escolares.
Professores do Eixo: Prof.ª Dr. Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Prof. Dr, José Anchieta de Oliveira Bentes, Prof.ª Dr.ª Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva, Prof. Dr. Paulo Jorge Martins Nunes, Prof.ª Dr.ª Nazaré Cristina Carvalho, Dr. João Colares da Mota Neto, Prof. Dr. Sérgio Roberto Moraes Corrêa e Prof.ª Dr.ª Taissa Tavernad de Luca.