Cognição e Educação Matemática – Prof. Dr. Pedro Franco de Sá;
Currículo e Tecnologia Educacional – Prof.ª Dr. Maria Josefa Távora;
Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente – Lider – Prof.ª Dr. Maria das Graças da Silva:
O Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (GRUPEMA), institucionalizado na Universidade do Estado do Pará (UEPA), está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e certificado pelo CNPq. Com atuação para além do universo das Ciências Humanas, é dinamizado por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento (sociologia, geografia, geologia, pedagogia, biologia…). De caráter multidisciplinar e interinstitucional, seus recortes analíticos estão configurados pela diversificada de formação de seus pesquisadores, o que possibilita formatar uma rede matizada por diferentes saberes sobre territorialidades urbano e do campo, na Amazônia brasileira.Seu objetivo é realizar estudos e pesquisas que focalizem processos educativos no campo socioambiental, como: apropriação e uso dos recursos do rio e da floresta por comunidades locais, na Amazônia brasileira; instrumentos de planejamento e ordenamento do território; questões ambientais e sustentabilidade socioambiental, por meio das quais possa construir articulações com saberes, representações, práticas culturais e educativas de grupos locais, conformadas em experiências do cotidiano social, que se configuram como espaços de produção e reprodução social desses grupos. Mais informações acesse facebook.com/uepagrupema/
Grupo de Pesquisa Formação de Professores – Lider: Prof. Dr. Emmanuel Ribeiro Cunha;
Grupo de Estudo Linguístico e Práticas Educacionais na Amazônia – Prof. Dr. José Anchieta de Oliveira Bentes:
O Centro de Ciências Sociais e Educação, por meio das ações conjuntas dos departamentos e dos esforços dos seus Coordenadores de Cursos, consolidam-se em sua trajetória vitoriosa de formação inicial e continuada, especificamente na formação de pesquisadores em Educação. Um forte indicio de sua consolidação é visível com as ações dos grupos de pesquisas, do aumento de projetos de iniciação científica e da credibilidade científica junto à comunidade externa de seu Programa de Pós-Graduação em Educação. Site do Grupo de Pesquisa. Acesse Aqui!!!
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial da Amazônia – GEPEEAm – Líder: – Prof.ª Dr. Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes;
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Amazônia – GEPEEAm. Desde 04 de abril de 2014 (CNPQ), na Universidade do Estado do Pará – Programa de Pós-Graduação em Educação – Belém/Pará. Coordenação: E-mail ou telefone;
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Amazônia – GEPEEAm, coordenado pela Profª Drª Ana Paula Fernandes, idealizadora e organizadora do Encontro Amazônico de Educação Especial (ISSN 2318-7794). O GEPEEAm desenvolve projeto de pesquisa, extensão e ensino sob a temática central “Educação da Pessoa com deficiência”. As pesquisas atendem formação de professores, políticas e práticas pedagógicas; educação especial no campo. Pesquisadores doutores, mestres e especialistas atuantes na Universidade do Estado do Pará, Secretaria Municipal de Educação de Castanhal (Pará), Secretaria de Municipal de Educação de Santa Maria do Pará (Pará) e Secretaria Municipal de Educação de São Carlos (São Paulo), e estudantes de cursos diversos. Site do Grupo de Pesquisa. Acesse Aqui!!!
História da Educação na Amazônia – Líder – Prof.ª Dr. Maria Betânia Barbosa Albuquerque;
História da Educação na Amazônia – Prof.ª Dr. Maria do Perpétuo Socorro Gomes Avelino França;
Infância, Cultura e Educação – Prof.ª Dr. Tânia Regina Lobato dos Santos; Prof.ª Dr. Nazaré Cristina Carvalho;
Juventude, Educação e Sociabilidade – Líder Prof.ª Dr. Lucélia de Moraes Braga Bassalo;
RessignificaR -Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física – Líder: Prof.ª Marta Genu Soares / Prof. Dr. Anibal Correia Brito Neto:
O Grupo de Pesquisa Ressignifcar – Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica se torna autônomo em 2011, quando é certificado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e cadastrado no Diretório 5.0 do CNPq. Inicialmente organizado por dentro do Mestrado em Educação (PPGED/UEPA) na linha de Formação Professores e Práticas Pedagógicas, em 2007, o que amplia os estudos na área da educação e nos fundamentos sociológicos, antropológicos, filosóficos que perpassam a área da saúde na especificidade do objeto de estudo Práticas Corporais. Ao longo de todos esses anos o fluxo da produção e a circulação dos membros nos níveis da graduação e pós-graduação demarcam as linhas de pesquisa caracterizando a historicidade, a ontologia e cientificidade da produção do conhecimento no grupo.
O Grupo funciona em quatro Núcleos, o central no Município de Belém no Campus III da UEPA e em três extensões: uma no Município de Conceição do Araguaia, uma no Município de Altamira e outra em Bragança no Estado do Pará. Desenvolve estudos e pesquisas em nível nacional, regional e local. Faz orientação na iniciação científica, formação inicial e continuada. Tem participação em projetos técnicos institucionais e sociais, de caráter extensivo, de ensino e de pesquisa. Participa de associações científicas e políticas. Tem cooperação científica com outras IES no Brasil, França, Espanha, Colômbia e Chile. Macro projeto: Mapeamento da produção do conhecimento na formação de professores em Educação Física no Brasil. Média de orientações ano: 30. Média de eventos promovidos por ano: 04. Projetos em andamento: 05. Participa da Pesquisa sobre Políticas Públicas para o Esporte e Lazer junto a Rede CEDES/ME. Promove a Especialização em Pedagogia da Cultura Corporal, com duas edições: 2014 e 2016.er junto a Rede CEDES/ME. Promove a Especialização em Pedagogia da Cultura Corporal, com duas edições: 2014 e 2016.O Grupo de Pesquisa Ressignifcar – Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica se torna autônomo em 2011, quando é certificado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e cadastrado no Diretório 5.0 do CNPq. Inicialmente organizado por dentro do Mestrado em Educação (PPGED/UEPA) na linha de Formação Professores e Práticas Pedagógicas, em 2007, o que amplia os estudos na área da educação e nos fundamentos sociológicos, antropológicos, filosóficos que perpassam a área da saúde na especificidade do objeto de estudo Práticas Corporais. Ao longo de todos esses anos o fluxo da produção e a circulação dos membros nos níveis da graduação e pós-graduação demarcam as linhas de pesquisa caracterizando a historicidade, a ontologia e cientificidade da produção do conhecimento no grupo.
O Grupo funciona em quatro Núcleos, o central no Município de Belém no Campus III da UEPA e em três extensões: uma no Município de Conceição do Araguaia, uma no Município de Altamira e outra em Bragança no Estado do Pará. Desenvolve estudos e pesquisas em nível nacional, regional e local. Faz orientação na iniciação científica, formação inicial e continuada. Tem participação em projetos técnicos institucionais e sociais, de caráter extensivo, de ensino e de pesquisa. Participa de associações científicas e políticas. Tem cooperação científica com outras IES no Brasil, França, Espanha, Colômbia e Chile. Macro projeto: Mapeamento da produção do conhecimento na formação de professores em Educação Física no Brasil. Média de orientações ano: 30. Média de eventos promovidos por ano: 04. Projetos em andamento: 05. Participa da Pesquisa sobre Políticas Públicas para o Esporte e Lazer junto a Rede CEDES/ME. Promove a Especialização em Pedagogia da Cultura Corporal, com duas edições: 2014 e 2016.er junto a Rede CEDES/ME. Promove a Especialização em Pedagogia da Cultura Corporal, com duas edições: 2014 e 2016. Site do Grupo de Pesquisa. Acesse Aqui!!!
Sociedade, Ciência e Ideologia – Prof.ª Dr. Denise Sousa Simões Rodrigues; Prof.ª Dr. Maria Lúcia Gomes Figueira de Melo:
O Grupo de Pesquisa em Sociedade, Ciência e Ideologia – SOCID, busca discutir criticamente as relações entre Sociedade, Ciência e Ideologia, propondo estudos que possibilitem a analise teórica-crítica dos paradigmas da pesquisa científica. Busca consolidar um dialogo profícuo com a pesquisa em Educação, História e a Cultura da Amazônia. o Grupo iniciou suas atividades em 2006 e teve sua certificação na plataforma do Diretório 5 do CNPq desde 2007.
Objetivos:
Estudar, analisar e discutir criticamente as relações entre sociedade, ciência e ideologia;.Propor estudos que possibilitem a analise teórica-crítica dos paradigmas de pesquisa científica; Buscar consolidar um dialogo científico com a pesquisa em educação. História e a Cultura da Amazônia; Acompanhar e incorporar as demandas da sociedade em suas várias manifestações sócio-culturais.
Específicos:
Contribuir no processo de desenvolvimento da pesquisa na UEPA; Narrativas Orais dos Ribeirinhos da Comunidade do Cajueiro na Ilha do Mosqueiro/Para: Saberes.
Endereço Eletrônico: https://paginas.uepa.br/gcpi/
Núcleos de Pesquisa:
A Universidade do Estado do Pará possui dois Núcleos de pesquisa, pesquisa e extensão: Os Núcleos são espaços acadêmicos de desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão, envolvendo alunos de diferentes cursos da graduação e da pós-graduação da Universidade do Estado do Pará, que estão vinculados a Grupos de Pesquisas institucionalizados no CNPq e na UEPA.
Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP – Líder: Prof.ª Dr. Ivanilde Apoluceno de Oliveira:
O NEP é um núcleo universitário que promove a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na Educação Popular. O núcleo foi fundado em 2002 e teve seu Projeto Pedagógico aprovado pela Resolução nº. 903/03, de 17 de dezembro de 2003, do Conselho Universitário da Universidade do Estado do Pará, estabelecendo como objetivos:
a) a formação contínua de educadores e educandos dos diversos cursos da UEPA e da comunidade local;
b) a reflexão-intervenção sobre o contexto social e educacional;
c) e a integração da Universidade com os diversos segmentos do Estado do Pará, na perspectiva da inclusão social e da pedagogia de Paulo Freire.
Em sua história, o NEP tem investido na experimentação pedagógica, por meio das várias turmas de alfabetização e pós-alfabetização, da criação de materiais didáticos e metodologias educacionais e na realização de pesquisas no campo da educação popular, com publicações de livros, cadernos, artigos, relatórios. Esforça-se em estar articulado com movimentos sociais, universidades, instituições de pesquisa e iniciativas governamentais na realização de projetos educativos, de pesquisas interdisciplinares e de eventos locais, nacionais e internacionais que contribuam para a melhoria da qualidade da educação brasileira e amazônica. Site: http://nepuepa2.blogspot.com/
Cultura e Memórias Amazônicas (CUMA) – Líder: Prof.ª Dr. Josebel Akel Fares:
Culturas e Memórias Amazônicas é um grupo de estudos e pesquisas registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Tem como objetivo central promover estudos, debates e pesquisas acerca de temas relacionados às memórias amazônicas. O grupo, que congrega professores e alunos de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da UEPA, está organizado visando construir redes entre diversos saberes amazônicos. Cultura, eixo temático, é entendida como amálgama de elementos materiais ou imaginários construídos ou modificados por homens e mulheres que dão forma às sociedades. Essa pluralidade cultural da região nos instiga a pensar o lugar das mesclas, os processos de mestiçagens, a crioulidade e herança indígena das gentes, com suas manifestações artísticas, religiosas e lingüísticas, entre outras. Site: http://gpcuma.blogspot.com/