Organização Curricular

A organização curricular está estruturada da seguinte forma:
I – Disciplinas Fundamentais (obrigatórias): Nove (9) créditos

Estudos Medotologico-Instrumentais ch – 60 – 3cr

Orientação de Dissertação I, II, III e IV80h 4cr

DISCIPLINACARGA HORÁRIACRÉDITOS
Epistemologia e Educação I 60h  3CR.
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Brasileira  60h 3CR
Pesquisa em Educação 60h  3CR
II – Disciplinas Eletivas: Três (3) créditos
 DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
Formação e Docência em Práticas e Processos Educativas (Obrigatória de Linha)  60h 3CR
  
Saberes, Competências e Identidade Profissional do Professor 60h 3CR
Educação e Organização do Trabalho Escolar 60h 3CR
Educação e Ambiente 60h 3CR
Educação e Ambiente 60h 3CR
Cultura, Saberes e Imaginários na Educação Amazônica (Obrigatória de Linha) 60h 3CR
Teoria Social e Educação 60h 3CR
Fundamentos da Educação Matemática 60h 3CR
Perspectiva Sócio-Histórica e Cultural da Educação Infantil  60h 3CR
 Didática da Matemática 60h 3CR
Tendências em Educação Matemática  60h 3CR
Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Política e Fundamentos Teóricos e Metodológicos 60h 3CR
Raízes da matemática elementar  60h 3CR
Seminários temáticos de História Cultural e Educação 60h 3CR
III – , Elaboração e Orientação de Dissertação (obrigatórios) – 14 CR.
ATIVIDADE CARGA HORÁRIACRÉDITOS
Produção de artigos (revistas e eventos)  2CR
  
  
Elaboração da Dissertação (obrigatória) 80h 4CR
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês ou Francês ou Espanhol)  

O Curso de Mestrado atualmente tem uma carga horária total de (SOMAR CH) horas (28 créditos). O primeiro ano do Curso de Mestrado compreende disciplinas de fundamentação teórica, seminário de pesquisa e atividade de orientação e visa à elaboração dos projetos de pesquisa e a qualificação destes. O exame de proficiência em língua estrangeira (espanhol ou francês ou inglês) deverá ser efetivado pelo mestrando até o final do primeiro ano.

O segundo ano do Curso destina-se às atividades de orientação para a elaboração e defesa da Dissertação de Mestrado. Para o Exame de Qualificação, o mestrando deverá ter cumprido os créditos relativos ao 1º e 2º semestres do primeiro ano, ter sido aprovado no exame de proficiência em língua estrangeira e o texto apresentado poderá apresentar (ou não), resultados parciais da Dissertação, contendo, no mínimo, introdução, capítulo teórico-metodológico e informações sobre as ações a serem realizadas no desenvolvimento do trabalho.

A Banca da Qualificação é indicada pelo Orientador, em concordância com o orientando, sendo composta por três professores doutores, sendo um membro externo ao Curso e à IES. A Banca da Qualificação é referendada pelo Colegiado do Programa. Para a Defesa da Dissertação, o mestrando deverá ter cumprido todas as exigências curriculares. A constituição da Banca da Defesa leva em consideração os mesmos critérios estabelecidos para a Banca de Qualificação. A Defesa deve ser realizada até quarenta e cinco (45) dias após o depósito da mesma na Secretaria.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo