O corpo docente do Programa é constituído por 18 professores. Todos os docentes são titulados em programas reconhecidos e consolidados no Brasil por sua produção científica: PUC/SP, UNICAMP, UNESP, UFRN, USP, UFC, UFPA, UFRJ, UGF, UNB, UFCG e UFSCAR. Conta atualmente com 11 pós-doutores com estágios pós-doutorais realizados nas Universidades de Coimbra, Lisboa, PUC-Rio e PUC-RS.
Uma das características do corpo docente permanente é a formação superior interdisciplinar. Entretanto, a maioria possui doutorado na área da educação. Além disso, é um quadro de docentes constituído por 12 docentes com regime de dedicação exclusiva e 08 com 40 horas na Universidade, sendo 20 horas dedicadas ao Programa.
Grupos de pesquisas
Os docentes do Programa lideram e/ou participam de 13 Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, nos quais se integram alunos e docentes da graduação e do PPGED:
- 1) Grupo de Pesquisa Formação de Professores;
- 2) Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologia Educacional;
- 3) Grupo de Pesquisa Educação e Meio Ambiente;
- 4) Grupo de Pesquisa Cognição e Educação Matemática;
- 5) Grupo de Pesquisa Infância, Cultura e Educação;
- 6) Grupo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia;
- 7) Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia;
- 8) Grupo de Estudo Linguístico e Práticas Educacionais na Amazônia
- 9) Grupo de Pesquisa Ressignificar – Experiências Inovadoras na formação de professores;
- 10) Grupo de Pesquisa Juventude, Educação, Gênero, Sexualidade e Sociabilidade (JEDS);
- 11) Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia – RPPDA;
- 12) Grupo de Estudos Religiões de Matrizes Africanas na Amazônia – GERMAA;
- 13) Grupo de Pesquisa sobre Gênero, Feminismos e Sexualidades – GEFES.
O Programa também está vinculado a dois Núcleos que possuem vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA. Os Núcleos constituem em espaços acadêmicos de desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão, envolvendo alunos e docentes de diferentes cursos da graduação e da pós-graduação da Universidade do Estado do Pará e estão cadastrados nos Grupos de Pesquisas do CNPq. Sendo estes:
- Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP
- Núcleo Cultura e Memórias Amazônicas – CUMA
Formação de Professores, Docência e Práticas Educativas

Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor e Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará. Licenciado em Matemática pela União das Escolas Superiores do Pará UNESPa, Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Pará, Licenciado em Ciências de 1 Grau pela União das Escolas Superiores do Pará UNESPa. Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará, Docente do Mestrado em Educação/UEPA, Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática/UEPA e Docente do Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais/UEPA. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática/UEPA de 2019 à 2023. Foi Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática/UEPA de 2017 à 2019. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Tecnologias e Vice líder do Grupo de Pesquisa em Cognição e Educação Matemática da UEPA. Atuando no desenvolvimento de software educativo para o ensino de matemática. Têm experiência em Educação Matemática e Ensino de Matemática, e na área do ensino a distância. Tem experiência em Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, nos temas: deconvolução, filtragem com Wiener, atenuação e supressão de múltiplas.

Doutora em Ciências Sociais pela UFPA, Mestre em Sociologia, Especialização em Produção Familiar Rural e Ciências Sociais (CAT/MPEG/UFPA) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA), ministra disciplinas de Metodologia Científica, Pesquisa Educacional, Educação, Gênero e Sexualidade, Sociologia da Educação, Elaboração de Projetos de Pesquisa, Sociologia da Infância e Adolescência, Seminário de TCC e afins. Em 2012 chefiou o Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFCS) pertencente ao Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da UEPA. Atuou como Diretora de Desenvolvimento de Ensino- DDE, vinculada a Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD) na UEPA de 2013 à 2020. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Feminismos e Sexualidades (GEFES), vinculado ao CNPq, desde 2019. Assumiu a coordenação geral do Projeto de Pesquisa e Extensão Empodera Marajoaras: Educação popular, saúde, cidadania e formação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade, fomentado pela SECTEC entre os anos 2022-2023. Coordenadora do Curso de Especialização em Pesquisa Educacional: abordagens e métodos, entre 2022-2024. Coordenadora do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID- 2024-2026) intitulado: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: Desafios e perspectivas para o ensino das Ciências Sociais em contexto amazônico. Também coordena o projeto MENINAS NA ESCOLA, MULHERES NA CIÊNCIA, aprovado pelo edital n31/2023 do CNPq, MCTI/MMulheres (2025-2027). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia do Trabalho Científico, Sociologia da Infância e Adolescência, Mulherismo, Gênero, Sexualidade, Educação, Violência Contra a Mulher, Empoderamento feminino, Mulher na Ciência, Mulher ribeirinha, Mulher na Amazônia.

Lucélia de Moraes Braga Bassalo
Doutora em Educação pela UNB – Universidade de Brasília (2012), Mestre em Educação Brasileira pela UFC – Universidade Federal do Ceará (1999). Professora Adjunto da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Profa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – PPGED/UEPA e vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais – DFCS/UEPA. Realizou estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É membro da Rede de pesquisa em Juventude no Brasil – REDEJUVE. Membro da Rede Juventude e Ensino Médio Rede JuvEM. Membro da rede International Research Network Documentary Method (https://www.hsu-hh.de/geiso/forschungsnetzwerk-dokumentarische-methode-mitglieder). Membro do Comitê Científico do GT 23 – Gênero, Sexualidade e Educação, da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação nos biênios 2021-2023 e 2023-2025. Membro do Conselho Estadual da Diversidade Sexual – CEDS (2024-2025), como conselheira institucional – UEPA . É coordenadora regional do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação Norte Nordeste – FEPAE NNE (2022-2025) e é editora da Revista Cocar, periódico ligado ao PPGED/UEPA. Seus estudos e pesquisas se inscrevem no campo dos estudos sociológicos da educação voltando-se, nos últimos anos, principalmente para os seguintes temas: Educação, Gênero e Sexualidade; Juventude, relações de Gênero e Feminismo; Juventude e processos educativos em ambientes virtuais e espaços não escolares; Juventude, Ensino Médio e Projetos de Vida com ênfase na Pesquisa Qualitativa Reconstrutiva e no Método Documentário. É coordenadora do JEDS – Grupo de Pesquisa sobre Juventude, Educação, Gênero, Sexualidade e Sociabilidade, sediado na UEPA e membro do GERAJU – Grupo de Pesquisa sobre Gerações e Juventude, sediado na FE/UnB.

Pós Doutora pela Université de Montpellier/França (2015) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014-2015). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (1998). Licenciada em Educação Física na Escola Superior de Educação Física – ESEFPA/ Fundação do Estado do Pará (1981). Professora Titular da Universidade do Estado do Pará, lotada no Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPA, na Linha Formação de Professores, Docência e Práticas Educativas, e no Curso de Graduação em Educação Física. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores-GPFP e Pesquisadora do Grupo Ressignificar. Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Colaboradora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas em Movimento- GEPEM/UFRN. Pesquisadora na Rede Internacional Coletivo Motricidade Vital – CoMoVi (Brasil, Colômbia, Espanha e Portugal). Tem experiência na área da Educação com as temáticas: formação de professores, práticas curriculares, corpo, movimento e sociedade. Bolsista Pós-doutorado Sênior/CNPq.

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

Raimundo Sérgio de Farias Júnior
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002), Mestre em Educação pela UFPA (2007), Doutor em Educação pela UFPA (2014) e Pós-Doutorado pela PUC/SP. Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA). É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR /UEPA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UEPA). É Líder do Grupo de Pesquisa Marxismo, Religião, política e educação no contexto amazônico.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1994), Especialização em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2004), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2008), Doutorado em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (2014), Pós doutoramento pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP (2023). É professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Pará onde atua como formadora do Centro de formação dos profissionais da Educação básica. É Professora orientadora do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará. É professora efetiva da Universidade do Estado do Pará, atuando na graduação e no Programa de Pós Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação Matemática, especificamente na linha de Pesquisa de Formação de professores de matemática e que ensinam matemática, e no Ensino, Aprendizagem e Avaliação em matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia – GPEMAT e membro do Grupo de trabalho e estudo em resolução de problemas da Universidade Estadual de SP de Rio Claro (UNESP).

Tânia Regina Lobato dos Santos
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Estágio de Pós-Doutorado na PUC-RIO (2010). É professora Titular da Universidade do Estado do Pará, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação CCSE-UEPA. Coordena o Grupo de Pesquisa Infância Cultura e Educação vinculado a Plataforma do CNPq. Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP-CCSE-UEPA. É integrante da Rede Sumaúma – Estudos e pesquisa com/sobre infâncias e crianças da Amazônia. Membro da Rede de Pesquisa: Catedra Paulo Freire – PUC-SP. Representante do Brasil – Rede RIIE – Red Internacional Investigadores y Participantes sobre Integración/Inclusión Educativa – RIIE. Rede de pesquisa – Interinstitucional PUC-RIO, UFMS- Campus Pantanal, UERJ – Campus Caxias, UEPA, UFRRJ, UCDB IMSI, Universidade de Alcalá de Henares/Espanha. É membro do Comitê Diretivo do Fórum de Educação Infantil do Estado do Pará -FEIPA. Representante Norte no Comitê Diretivo do Movimento Interfórum de Educação Infantil do Brasil (2025-2026). Membro do Fórum Municipal de Educação de Belém-FME. Membro do Fórum Estadual de Educação do Pará-FEE. Tem experiência na área de Educação, especialmente com a formação de professores (inicial e continuada) e desenvolve pesquisas voltadas para políticas públicas, formação de professores e na educação infantil faz a interface com a Educação Especial, Educação Popular e Educação do Campo.
Saberes Culturais e Educação na Amazônia

Ivanilde Apoluceno de Oliveira
Pós-doutoramento em educação na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro em junho de 2010. Concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2002. Realizou, em 2001, doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México, com estudos sobre ética com o filósofo Enrique Dussel. Realizou mestrado em Educação Popular na UFPB. É graduada em Filosofia pela UFPA. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora titular aposentada da Universidade do Estado do Pará e coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, vinculada ao Departamento de Filosofia da UEPA e a Cátedra Paulo Freire da Amazônia da UEPA. É bolsista Produtividade do CNPq – PQ2/ID desde 2017. É membro da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP). Atuou como editora da Revista Cocar no período de 2007 a 2025. Coordenou o Procad-Amazônia do PPGED-UEPA-CAPES de 2018 a 2025. É Membro do Grupo de Trabalho – Educación Popular y Pedagogías Críticas do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) desde 2005. Participa da Rede Interculturalidade e Movimentos Sociais – Rede Mover, do Núcleo de Estudos e Pesquisas: Territórios Amazônicos, Educação Popular e Etnodiversidade, da Rede de Investigadoras/es educativos en México – REDIEE e Rede Internacional de Investigadores e Participantes sobre Integração/Inclusão Educativa (RIIE). Rede de Pesquisa Interinstitucional Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e inovação nos processos de escolarização na educação inclusiva: PUC-RIO, UFMS- Campus Pantanal, UERJ – Campus Caxias, UEPA, UFRRJ, UCDB IMSI, Universidade de Alcalá de Henares/Espanha, desde 2019; Rede de Pesquisa Internacional de Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio: UNEB, UEPA, UFF, Universidade de Playa Ancha (UPLA), Universidade de Barcelona (UB), University College de Londres(UCL), Universidade do Porto (UPORTO), Pennsylvania State University ( PENN-EUA) e Universidade de Évora (UEVORA), desde 2023. Participou como Pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial, da Rede Freireana de Pesquisadores e da Rede Luso-brasileira de Alfabetização de Jovens e Adultos, Exerceu a vice-presidencia Norte da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED de dezembro de 2019 a dezembro de 2021. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA de 2014 a 2021. Exerceu a coordenação do Forpred Norte de 2016 a 2018. Exerceu a vice-coordenação do Forpred Norte de outubro de 2015 a outubro de 2016. Exerceu a coordenação do FEPAE no período de outubro de 2014 a outubro de 2015. Exerceu a coordenação do Fórum de Editores de Periódicos em Educação do Norte e Nordeste no período de 2012 a 2013. Exerceu a vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA de 2010 a março de 2012.. Exerceu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA (2003-2007), a Vice-coordenação do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Regiões Norte e Nordeste (2005-2007), a direção do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (1996-1998), a vice-direção do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (1990-1991) e a coordenação do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (1988-1990). Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e Educação Inclusiva, envolvendo ações educacionais com infância, crianças e com jovens e adultos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação, educação especial, educação de jovens e adultos, inclusão, educação popular, filosofia, Filosofia da Educação e ética.

Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e às Licenciaturas em Pedagogia e Ciências da Religião. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-Nível C). Bolsista de Pós-Doutorado Sênior do CNPq, em conexão com a Cátedra UNESCO em Educação para a Cidadania Global e a Justiça Socioambiental, da Universidade de Caxias do Sul. Realizou investigações de pós-doutoramento na Universidad de Sevilla e na Universidad de Málaga, Espanha. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com Doutorado Sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela UEPA. Desenvolve pesquisas nas áreas da Educação Popular e dos Estudos Decoloniais. Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uepa (2026-2028). Coordena a Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia, o Grupo de Pesquisa e Extensão “Pará Leitura” e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (UEPA-ACNUR/ONU). É coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. É membro do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) e sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Integra o Comitê Gestor Nacional das Cátedras Sérgio Vieira de Mello do Brasil. Foi titular da Coordenadoria de Relações Internacionais da Uepa (2021-2024) e coordenador da Região Norte na Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI (2022-2023). Foi titular da Câmara de Internacionalização da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM (2021-2024). Atuou como professor visitante na Universidad de Málaga, Espanha (2020) e na Universidad de la Frontera, Chile (2023).

José Anchieta de Oliveira Bentes
Possui pós-doutoramento em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), doutorado em Educação Especial (UFSCAR/2010), mestrado em Letras – Linguística (UFPA/1998), especialização em Linguística aplicada ao ensino-aprendizagem do Português (UFPA/1993) e graduação em Letras (UFPA/1991). Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará; atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) – Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Vice-corrdenador do PPGED-CCSE-UEPA (2022-2023). Integrante do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). Campos de atuação: educação inclusiva; educação de jovens e adultos; Estudos dialógicos do discurso em práticas escolares e não escolares.

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano da Universidade federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) com Pós-Doutoramento pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL-PT). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (GRUPEMA). Pesquisadora vinculada a Rede Lusofono de Educação Ambiental; Atua na área da Educação, pesquisa educacional e epistemologia; com ênfase nas temáticas: educação do campo, educação ambiental, cultura e natureza, saberes, práticas de trabalho e educação, processos e práticas educativas não escolares assentadas em experiências do cotidiano, territorialidades e processos educativos.

Maria Betânia Barbosa Albuquerque
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) com Pós-Doutoramento pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-PT). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Vice Coordenadora do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA). Trabalha na área da filosofia e história da educação; interessa-se pelas temáticas: história cultural e educação; Práticas religiosas e educação na Amazônia; Ayahuasca, Santo Daime e Educação; Práticas de alimentação e sociabilidades; Epistemologia e processos educativos não escolares; Sabedorias indígenas.

Maria do Perpétuo Socorro Avelino de França
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997)e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004).Realizou estágio Pós Doutoral, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sob orientação da Professora Dra. Maria Helena Camara Bastos( 2014). Atualmente é associada da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará . Tem experiência na área da história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história das instituições, intelectuais e educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA).

Doutora em Educação Física e Cultura (UGF2006); Mestra em Educação (UNIME/SP 1998). Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação (PUC/RJ 2014). É licenciada em Educação Física e Ciências Sociais. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Pará (UEPA)/ Departamento de Artes Corporais e Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Educação, integrando a Linha de Pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física e Cultura, atuando com os seguintes temas: infância, jogos, brincadeiras, ludicidade e cultura, saberes e imaginário social, mitos, corporeidade. É vice líder do Núcleo e grupo de pesquisa Cultura e Memórias Amazônicas /CUMA-UEPA), filiado ao Diretório de Grupos dos Pesquisa do Brasil (CNPQ). Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação /ANPED).

Doutor em Letras (PUC/MG – 2007), mestre em Letras: Linguística e Teoria Literária (UFPA – 1998), graduado em Letras UFPA -1987). Atualmente é professor titular da Universidade da Amazônia (UNAMA), lecionando no curso de licenciatura em Letras e no Programa de Pós Comunicação, Linguagens e Cultura e professor concursado em Letras da Universidade do Estado do Pará, atuando na Licenciatura em Letras e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED). É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Dalcídio Jurandir, literatura brasileira de expressão amazônica, Amazônia e literatura, Literatura Afro, Literaturas Africanas de L.P., como Modernismo literário, Academia do Peixe Frito, Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA/UEPA). Participa de grupos e coletivos literários. Atualmente, desenvolve trabalho de pesquisa e edição de livros e e-books, (re)edição de obras da literatura de expressão amazônica fora de catálogo, como os quatro volumes da Eneida (de Morais) publicados e o projeto Epístolas Poéticas assentada na epistolografia de autores e intelectuais da Amazônia, já editados dois volumes da correspondência de Maria de Belém Menezes e Dalcídio Jurandir, projetos desenvolvidos pelos PPG Comunicação, Linguagens e Cultura (UNAMA) e PPG em Educação (PPGED/UEPA). É um dos coordenadores dos projetos Narramazônia: narrativas contemporâneas da Amazônia paraense e do projeto Academia do Peixe Frito. Como poeta é detentor de vários prêmios locais, nacionais e internacionais, teve obra com o selo Sala de Leitura do MEC.

Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UEPA). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS-UFCG) com Doutorado Sanduiche pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ. Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED-UFRN), por meio do PROCAD-Amazônia. Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Pensamento Social e Educacional das Margens da Amazônia (GEPPSEMA). Preferencialmente, o referido pesquisador vem orientando seus estudos sobre: Pensamento social e educacional crítico Latino Americano, com ênfase no Pensamento Brasileiro/Amazônico; Estudos pós(de)coloniais e educação; Movimento Sociais e Educação na Amazônia; Educação do Campo/Educação Popular; Sociologia da Educação.

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Professora efetiva, AD 4 da Universidade do Estado do Pará, onde atua nos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Ciências da Religião, História e Filosofia. É bolsista – Plano Nacional de Formação Docente e do Programa Forma-Pará. É sócia benemérita da Federação Espírita e Umbandista dos Cultos Afro Brasileiros do Estado do Pa. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA. Compõe o Comitê de Laicidade e Democracia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Atualmente exerce a função de coordenadora do curso de licenciatura em filosofia da Universidade do Estado do Pará, Tem experiência na área de Antropologia e educação, com ênfase em Religião Afro Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: religião afro-brasileira, antropologia, ciências da religião, memória, intolerância religiosa, educação intercultural e saberes não escolares.
