O Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) foi criado em 2019. O curso de Mestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia foi homologado na 190ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (Parecer CNE/CES nº 111/2020) e recomendado pelo Conselho Técnico Científico da CAPES em junho de 2020, tendo sua primeira turma ofertada em outubro de 2020. Atualmente, o Programa está classificado com a Nota 3 da CAPES.
O Programa é estruturado em duas linhas de pesquisa: (i) Estratégias Educativas para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia e (ii) Formação de Professores de Ciências e Processos de Ensino e Aprendizagem em Diversos Contextos Amazônicos. Tendo como missão contribuir para a formação de professores na área de Ciências, qualificando-os para atuarem nos sistemas de ensino das diversas regiões da Amazônia e visando a um impacto significativo no processo de ensino e aprendizagem no contexto socioeducacional da região.
O público-alvo do Programa são professores em exercício na área de Ciências Naturais e afins, atuando na Educação Básica e/ou Superior, ou em contextos não formais. O perfil do egresso prevê que ele seja capaz de desenvolver uma prática docente autoral, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem conforme as demandas regionais do seu contexto socioeducacional.
Ao longo dos quatro anos de existência, o PPGEECA formou 41 professores/as mestres/as, que estão atualmente atuando na Educação Básica da Amazônia. Até janeiro de 2025, o programa conta com cinco turmas e um total de 42 alunos matriculados, provenientes de diversas cidades do estado do Pará, como Belém, Altamira, Ananindeua, Castanhal, Conceição do Araguaia, Maracanã, Marituba, Igarapé-miri, Igarapé-açu, Ipixuna do Pará, Abaetetuba, Salinópolis, Soure, Terra Alta, Moju, Marabá, Cametá, São Félix do Xingu, São João da Ponta e Primavera, além de alunos das cidades de Imperatriz (Maranhão), Manaus (Amazonas), Macapá (Amapá) e Recife (Pernambuco).