
Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA-UEPA) terão participação de destaque na 28ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorrerá de 16 a 22 de agosto de 2025, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém-PA. Durante o evento, eles farão a exposição de produtos educacionais inovadores, desenvolvidos ao longo de seus estudos no Programa.
Nos dias 19, 20 e 22 de agosto, os(as) mestres(as) exibirão suas criações, moldadas para o enriquecimento do ensino de Ciências na região amazônica, no estande da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Conheça a relação de produtos educacionais e seus respectivos expositores:
Dia 19 de agosto de 2025
- “Fungoteia: Fungos conhecer para entender – Estratégias didático-metodológicas para o ensino de Fungos”, expositor Felipe Moraes dos Santos;
- “Ei maninho! Te liga nas questões sociocientíficas amazônicas: Guia formativo para novas práticas educativas em Ciências”, expositora Gláucia Nunes de Souza da Conceição.
Dia 20 de agosto de 2025
- “Das águas e das florestas: Ciclos reflexivos colaborativos para professores de Ciências no contexto amazônico ribeirinho”, expositora Amanda de Jesus Araújo Trindade Parente;
- “Guia de oficinas educativas: Traçando passos para promover aprendizagens essenciais em Ecologia a partir de modelos didáticos de miriti”, expositora Ivana Thariny de Lima Leal;
- “Sequência didática para o ensino de Ciências: Minerais na Amazônia Paraense”, expositora Juliane Larissa Barbosa Santos;
- “Verão e inverno amazônico ou as quatro estações? Saberes culturais e científicos em ação”, expositor Gilberto Pereira Rodrigues.
Dia 22 de agosto de 2025
- “Ensino de Astronomia para alunos com deficiência visual: Um guia formativo para professores da educação básica”, expositora Marina Dêisedely Damasceno dos Santos Oliveira.
A expectativa é que os participantes da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro tenham a chance de interagir diretamente com os expositores, explorar as nuances dos produtos educativos apresentados, e discutir a aplicabilidade desses materiais no contexto educacional local. Que as inovações originadas de nossas pesquisas possam inspirar educadores e estudantes a adotar abordagens mais integradas e contextualizadas no ensino de Ciências, respeitando as particularidades culturais e ecológicas da Amazônia. Assim, o evento promete não apenas ser um palco para a inovação educacional, mas também um ponto de encontro para a cultura e o conhecimento, onde as vozes da Amazônia se destacam e ecoam para além de suas fronteiras.