
O projeto Escape Room Pedagógico “Entre Folhas e Fórmulas: o Desafio da Floresta” ganha destaque em diversas mídias regionais neste mês de agosto de 2025. Como exemplo, a Agência Pará e o site institucional da UEPA divulgaram matérias valorizando a adoção de metodologias ativas com o contexto da região no aprendizado de Química em escolas públicas, e o Jornal Cultura abordou a importância de integrar o conhecimento científico à realidade local, destacando como essa iniciativa tem potencial para transformar a percepção dos alunos sobre a Química.
Desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o projeto é fruto do trabalho de Juliana Pereira, Débora Marinho e Israel Nóbrega, alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA), sob a coordenação do Prof. Dr. Ronilson Freitas de Souza e da Profa. Dra. Lucicléia Pereira da Silva, ambos associados ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA).
Em abril deste ano, o projeto foi implementado na Escola Estadual Izabel dos Santos Dias, localizada no distrito de Icoaraci, em Belém-PA. Contou com a participação de 22 alunos do 3º ano do Ensino Médio, sob a supervisão da Profa. Ma. Adriana Maria Queiroz da Silva Lima, docente da escola e egressa do PPGEECA. Durante a atividade, os estudantes enfrentaram desafios relacionados à classificação do carbono e à estrutura molecular das cadeias carbônicas. Essa experiência promoveu o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a valorização dos conhecimentos locais. O Escape Room Pedagógico (ERP) se destacou como uma metodologia ativa de ensino, transformando conteúdos curriculares em desafios envolventes que incentivam o protagonismo dos alunos e oferecem uma nova abordagem de aprendizado prático.
Assista à matéria na íntegra disponível no Portal Cultura: