
Entre os dias 1 e 5 de setembro de 2025, a cidade de Tunja, em Bogotá, na Colômbia, foi palco do IV Congresso Internacional da REDPEEL e do V Congresso de Estudantes e Graduados da REDEPEL. Os eventos, realizados sob o eixo temático “Pedagogia crítica, diversidade, território”, reuniram pesquisadores de toda a América Latina para discutir os desafios contemporâneos da educação, com foco em abordagens críticas e práticas pedagógicas contextualizadas.
Mestrandas e a egressa, Ana Cláudia da Cunha Miranda, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA) participaram ativamente, apresentando trabalhos inovadores que destacaram a diversidade e a riqueza cultural da região. Entre as apresentações, destacou-se o trabalho “Ensinar Ciências com Ludicidade na Amazônia: Guia Didático de Astrobiologia para Estudantes com Baixa Visão na Vila Maiauatá/PA”, desenvolvido por Ana Cláudia da Cunha Miranda, Ana Karla da Costa Gonçalves e Luciana de Nazaré Farias, que propõe um método inclusivo que alia ciência e ludicidade para estudantes com deficiência (PcD). Outro destaque foi o projeto “Jogos Didáticos no Combate à Dengue: Uma Estratégia Lúdica para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental”, também assinado pelas pesquisadoras. A iniciativa oferece soluções criativas para questões de saúde pública por meio da educação.
Edilza do Rosário Conceição Ribeiro, Ana Claudia da Cunha Miranda e Priscyla Cristinny Santiago da Luz apresentaram “O Açaí como Temática Potencializadora no Processo de Ensino e Aprendizagem Contextualizado em Ciências da Natureza”, que explora o uso do açaí como ferramenta pedagógica.
Além disso, Flávia Maria da Silva Ferreira Vilhena e Priscyla Cristinny Santiago da Luz compartilharam suas experiências no “Relato de Experiência no Estágio Supervisionado I: Levantamento dos Problemas Socioambientais em Escola Ribeirinha do SOME”, destacando a importância de integrar práticas educacionais com a realidade local.
A participação nos congressos representa um passo significativo na internacionalização das propostas do programa de pós-graduação, promovendo a troca de conhecimentos e experiências em diferentes campos do saber. A presença dos pesquisadores amazônicos reforça a importância de reconhecer e valorizar a diversidade nos processos educacionais, contribuindo para um diálogo acadêmico enriquecedor e transformador na região.