
A Coleção Educação & (Com)Ciência na Amazônia faz parte do conjunto de ações do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará para difusão da produção técnico-científica dos docentes, discentes e parceiros nacionais e/ou internacionais do Programa, disponibilizando obras acadêmicas na área de concentração Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Ciências Naturais.
Por conseguinte, as obras desta coleção podem ser de ações individuais, de grupos de pesquisas ou eventos científicos, abrangendo as seguintes temáticas: atividades de ensino, pesquisa e extensão com enfoque nos recursos e produtos naturais da Amazônia; metodologias ativas para a promoção da educação em ciência; produtos educacionais contextualizados, adequando aos currículos escolares de diferentes cenários socioambientais presentes na Amazônia; propostas didáticas que estimulem o caráter investigativo e a autonomia do aluno durante o processo de construção do conhecimento em ciências naturais em espaços formais e não formais; metodologias com enfoque em tecnologias de informação e comunicação em educação em ciências; estudo dos saberes docentes e práticas reflexivas no âmbito da atuação pedagógica de professores em espaços formais e não formais; modelos e métodos de avaliação de aprendizagem aplicados aos contextos educacionais da Amazônia.
Em vista disso, a descrição do título desta coleção compreende a sistematização das experiências resultantes das ações de ensino, extensão e pesquisas científicas que caracterizam o contexto educacional, a cultura regional e a biodiversidade Amazônica, tratando a ciência em sua perspectiva crítica e epistêmica na construção do saber científico.

Ciência na Escola: Diálogos e estudos no ensino de Ciências paraense
Sinaida Maria Vasconcelos
Maria Dulcimar de Brito Silva
Ronilson Freitas de Souza
ISBN: 978-65-88106-36-5
DOI: 10.31792/978-65-88106-36-5

História e ensino de Ciências: Avanços e desafios para formação de professores
Maria Dulcimar de Brito Silva
Ronilson Freitas de Souza
Luely Oliveira da Silva
ISBN: 978-65-88106-47-1
DOI: 10.31792/978-65-88106-47-1

Sequências didáticas: Propostas para o ensino de Ciências em contextos amazônicos
Inês Trevisan
Bianca Venturieri
ISBN: 978-65-5397-178-3
DOI: 10.46550/978-65-5397-178-3

Ensino de Ciências na Amazônia: Contribuições da iniciação científica
Sinaida Maria Vasconcelos
Rafael Silva Patrício
Jacirene Vasconcelos de Albuquerque
ISBN: 978-65-88106-77-8
DOI: 10.31792/978-65-88106-77-8

Aprendizagem baseada em projetos na abordagem de questões sociocientíficas: Uma questão interdisciplinar
Suzane Pereira Miranda Marques
Milta Mariane da Mata Martins
ISBN: 978-65-88106-75-4
DOI: 10.31792/978-65-88106-75-4

Inovação na educação: Impressão 3D na Química Orgânica
Adriana Maria Queiroz da Silva Lima
Leticia Raquel Amaro dos Santos
Luiz Gabriel Araújo da Fonseca
Ronilson Freitas de Souza
ISBN: 978-65-88106-76-1
DOI: 10.31792/978-65-88106-76-1

Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Química
Marília Macedo Sagica
Danielle Rodrigues Monteiro da Costa
ISBN: 978-65-88106-75-4
DOI: 10.31792/978-65-88106-75-4