O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: A EDUCAÇÃO DE SURDOS EM FOCO
A formação colaborativa proposta por Tatiana de Paula Monteiro Gomes e Bianca Venturieri visa integrar professores de Ciências e pedagogos que trabalham com alunos surdos, considerando os aspectos socioculturais, linguísticos e emocionais no ensino de Ciências na Amazônia. Este projeto, direcionado principalmente aos professores das Ciências da Natureza que atuam na Educação Básica no Estado do Pará, cria um ambiente de aprendizado inclusivo e adaptado às necessidades específicas dos estudantes surdos, promovendo uma troca rica de experiências e conhecimentos entre os educadores. Ao abordar as particularidades culturais e linguísticas da região amazônica, pretende-se enriquecer o ensino e fortalecer a capacidade dos professores em lidar com a diversidade, criando, assim, um espaço educacional mais equitativo e sensível às diferenças.



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UM PROCESSO FORMATIVO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA AMAZÔNIA: TECENDO DIÁLOGOS SOBRE ASPECTOS SOCIOCULTURAIS E EMOCIONAIS
Ana Paula Araújo Silva dos Santos e Bianca Venturieri desenvolveram um projeto com o objetivo de promover uma formação colaborativa para professores de Ciências da Natureza. Este projeto visa integrar aspectos socioculturais e emocionais no ensino de Ciências na Amazônia Paraense. Destinado aos professores de Biologia, Física e Química que atuam na Educação Básica na região metropolitana de Belém, a iniciativa busca enriquecer as práticas pedagógicas, considerando as particularidades da região e a diversidade cultural dos alunos. Ao aliar teoria e prática, o projeto pretende fortalecer a formação contínua dos educadores, incentivando a troca de experiências e o desenvolvimento de metodologias inovadoras que respeitem e valorizem o contexto amazônico.



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FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA: PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM CLASSES MULTISSERIADAS
Thays Maria das Neves Caldeira e Jacirene Vasconcelos de Albuquerque desenvolveram uma proposta de Formação Continuada para professores(as) voltada para o Ensino de Ciências da Natureza. Essa iniciativa é embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa e é direcionada para as classes multisseriadas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental no município de Santa Bárbara do Pará. O público-alvo desta proposta são os professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de capacitá-los a melhorar a qualidade do ensino para seus alunos.


