Submissão de trabalhos

O evento contará com duas modalidades de submissões de trabalho: Resumo Expandido e Trabalho Completo (Artigo). Em ambos os casos, os trabalhos deverão ser submetidos pelo primeiro autor, que será necessariamente o apresentador. As apresentações dos resumos expandidos ocorrerão através de pôsteres, em uma seção designada para apresentações presenciais. Os Trabalhos Completos (Artigos), por outro lado, serão apresentados oralmente em uma seção específica durante o evento presencial.
Desta forma, a submissão de trabalhos fica vinculada à inscrição no evento, onde o primeiro autor (apresentador do trabalho) deve realizar sua inscrição e submeter o trabalho em nome dos coautores, se houver. Os coautores também poderão participar do evento mediante a realização da sua inscrição sem necessidade de submeter outro trabalho.
ATENÇÃO: Não serão aceitos projetos de pesquisa, relatos de experiência e reapresentações.

Datas importantes

Submissão de trabalhos (Até 04/10/2024);
Avaliação (05/10 a 21/10/2024);
Notificação de aceitação (22/10/2024);
Reenvio da versão dos trabalhos (Até 30/10/2024).

Modalidades de submissão

A) RESUMOS EXPANDIDOS
A submissão dos resumos expandidos submetidos ao III EPEECA deverá ocorrer via formulário do Google Forms: https://forms.gle/ANqyAS62Pr5U7So6A
A estrutura do resumo expandido consiste em: Título, Eixo temático, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão/Considerações finais e Referências;
O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, quatro e, no máximo, seis laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras. O limite é de 12.000 caracteres com espaço, formatados conforme as normas da ABNT NBR 6023, 10520 e 14724 (atualizadas), com a logo e template no modelo do evento;
O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, com margem superior e inferior de 4,0 cm, esquerda e direita de 2,5 cm. O título do trabalho deve estar em letras maiúsculas, utilizando a fonte Time New Roman, negrito e centralizado. No corpo do texto, deve ser empregada a fonte Time New Roman, tamanho 12, justificado. O espaçamento entre as linhas é de 1,5 cm. O arquivo deve estar no formato doc. ou docx.;
O trabalho deve ser anexado em duas vias, uma sem identificação dos autores e a outra com identificação, descrição da formação e instituição com a qual estão vinculados. Os trabalhos podem conter no máximo três autores. Cada inscrito poderá submeter dois trabalhos, sendo eles como autor ou coautor;
O trabalho submetido deve estar revisado conforme regras da ABNT e da língua portuguesa (coesão, coerência, acentuação, pontuação e escrita acadêmica) para ser publicado nos Anais do evento;
Todos os trabalhos serão avaliados, e considerados aprovados pela comissão científica do evento serão publicados nos Anais do Evento. Serão aprovados os trabalhos que atenderem às especificações estabelecidas pelo evento e reprovados aqueles que não atenderem aos critérios aqui estabelecidos;
Os resumos devem estar conforme as ementas das linhas no qual o trabalho será submetido:
(1) Estratégias Educativas para o Ensino de Ciências Naturais e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação;
(2) Formação de Professores de Ciências e Processo de Ensino e Aprendizagem e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação;
(3) Ações de Educação Ambiental Relacionadas a Ciências da Natureza e Sustentabilidade;
(4) Educação em Ciências em Diversos Contextos Educacionais Brasileiros: Experiências de Intervenção, Caminhos, Perspectivas e Desafios.

B) TRABALHOS COMPLETOS (ARTIGOS)
A submissão dos artigos deverá ocorrer via formulário do Google Forms: https://forms.gle/cH2Zp9yBcK1fMdDp6
Os artigos submetidos são avaliados preliminarmente pelo Editor do Periódico Ensino e Tecnologia em Revista (ISSN: 2594-3901);
Os artigos aprovados na avaliação prévia serão encaminhados para a apreciação sigilosa por pares (double blind peer-review). Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, serão adotados todos os cuidados possíveis para garantir o anonimato no processo;
O Conselho Editorial e o Comitê Científico dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não da publicação, podendo inclusive reapresentá-los aos autores, com sugestões para serem feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os adaptem às normas editoriais da Revista;
A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo editor e/ou Conselho Editorial da revista, de acordo com critérios e normas de revisão interna;
Receberemos artigos considerando as seguintes temáticas para envio de artigos: 
(1) Estratégias Educativas para o Ensino de Ciências Naturais e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação;
(2) Formação de Professores de Ciências e Processo de Ensino e Aprendizagem e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação;
(3) Ações de Educação Ambiental Relacionadas a Ciências da Natureza e Sustentabilidade;
(4) Educação em Ciências em Diversos Contextos Educacionais Brasileiros: Experiências de Intervenção, Caminhos, Perspectivas e Desafios

ATENÇÃO: Como primeiro autor, você pode submeter um artigo e participar como coautor em mais um. Recomenda-se que o artigo tenha três autores, mas, caso o número de autores seja quatro ou mais, é necessário especificar a contribuição de cada um ao final do texto.
É importante destacar que, de acordo com a política editorial do Periódico Ensino e Tecnologia em Revista, serão selecionados até 20 artigos, sendo cinco de cada eixo temático. A seleção ocorrerá em duas etapas:
1) Aprovação pela revisão por pares;
2) Seleção pela Comissão Organizadora do evento, com base na maior aderência à temática do evento.

Apresentação de trabalhos

(1) Comunicação Oral (apresentação de slides) para os artigos seguido de debates;

TEMPLATE DE SLIDE (ARTIGOS DO III EPEECA): https://encurtador.com.br/pGNbH

(2) Comunicação Oral (pôsteres) para os resumos expandidos.

TEMPLATE DE PÔSTER (RESUMOS EXPANDIDOS DO III EPEECA): https://encurtador.com.br/c6VV3

TEMPLATE DE PÔSTER (RESUMOS EXPANDIDOS DA 1ª MOSTRA PARAENSE DE PRODUTOS EDUCACIONAIS – ÁREA DE ENSINO): https://encurtador.com.br/CQu2r

As duas formas de apresentação serão avaliadas pelo comitê científico no momento da apresentação. 

Pular para o conteúdo