LINHA DE PESQUISA 1
Formação de Professores de Ciências e Processo de Ensino e Aprendizagem em Diversos Contextos Amazônicos
Descrição: Esta linha de pesquisa abrange projetos de pesquisa e desenvolvimento de processos ou produtos educacionais voltados para a formação de professores de Ciências da Educação Básica em espaços formais e não formais. Consideram-se, neste contexto, as perspectivas curriculares para o ensino e a aprendizagem de Ciências, bem como as práticas pedagógicas voltadas à construção de saberes nos processos de desenvolvimento profissional, incluindo a pesquisa sobre a própria prática.
Áreas de Interesse
- Desenvolvimento de produtos e processos formativos baseados em abordagens da História da Ciência e suas inter-relações epistemológicas com a Natureza da Ciência aplicadas ao ensino;
- Produção e avaliação de recursos didáticos que subsidiem a prática docente e a mediação do processo de ensino e aprendizagem em espaços formais e não formais;
- Construção de habilidades argumentativas e capacidades de resolver problemas em aulas de Ciências Naturais;
- Criação e utilização de espaços e recursos de divulgação científica para o ensino de Ciências Naturais;
- Estudo dos saberes docentes e práticas reflexivas no âmbito da atuação pedagógica de professores em espaços formais e não formais;
- Estudo de temas contemporâneos, transversais e diversidade na formação de professores de Ciências Naturais;
- Discussão e elaboração de propostas de formação continuada para professores voltadas ao ensino de Astronomia;
- Desenvolvimento de modelos e métodos de avaliação da aprendizagem aplicados aos contextos educacionais da Amazônia.
LINHA DE PESQUISA 2
Estratégias Educativas para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia
Descrição: Esta linha de pesquisa investiga, produz, avalia e implementa estratégias didático-pedagógicas fundamentadas em teorias e metodologias que visam promover o ensino de Ciências Naturais por meio da resolução de problemas educacionais. As metodologias e os recursos educacionais desenvolvidos ou estudados são aplicados em contextos reais de ensino e aprendizagem, buscando avaliar sua eficácia como ferramentas de apoio à prática docente e à construção do conhecimento pelos alunos.
Áreas de Interesse
- Desenvolvimento de práticas e experimentos com enfoque nos recursos e produtos naturais da Amazônia;
- Desenvolvimento de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos ou problemas, entre outras, para a promoção da educação em Ciências;
- Geração de produtos educacionais contextualizados, adequando-os aos currículos escolares de diferentes contextos socioambientais presentes na Amazônia;
- Elaboração e validação de propostas didáticas que estimulem o caráter investigativo e a autonomia do aluno durante o processo de construção do conhecimento em Ciências Naturais;
- Produção de materiais didáticos para o ensino de Ciências, considerando o contexto socioambiental amazônico (sequências didáticas, experimentos, entre outros), com enfoque interdisciplinar;
- Desenvolvimento de metodologias com enfoque em Tecnologias da Informação e Comunicação para a educação em Ciências;