Formação de Professores de Ciências e Processo de Ensino e Aprendizagem em Diversos Contextos Amazônicos
Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de processos ou produtos educacionais sobre ou para a formação de professores da Educação Básica, considerando perspectivas curriculares e práticas pedagógicas para a construção de conceitos nos processos de desenvolvimento profissional, contemplando a pesquisa sobre a própria prática.
Áreas de Interesse
- Desenvolvimento de instrumentos didáticos e metodológicos para compreender processos de interação nas práticas educativas de Ciências Naturais;
- Produção e avaliação de recursos didáticos que subsidiem a prática docente e a mediação do processo de ensino e aprendizagem em espaços formais e não formais;
- Construção de habilidades argumentativas e capacidades de resolver problemas em aulas de Ciências;
- Criação e utilização de espaços e recursos de divulgação científica para o ensino de Ciências;
- Estudo dos saberes docentes e práticas reflexivas no âmbito da atuação pedagógica de professores em espaços formais e não formais;
- Desenvolvimento e aplicação de propostas pedagógicas para promover o ensino e aprendizagem em Ciências Naturais nos espaços não formais;
- Desenvolvimento de aulas criativas com vistas a abordar os conteúdos curriculares alinhados às tendências nacionais e internacionais do ensino de Ciências;
- Desenvolvimento de modelos e métodos de avaliação de aprendizagem aplicados aos contextos educacionais da Amazônia.
Estratégias Educativas para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia
Descrição: Estuda, produz, avalia, valida e implanta estratégias didático-pedagógicas com fundamentos teóricos e metodológicos, na perspectiva de produzir conhecimentos, produtos e/ou processos relacionados a soluções de problemas no ensino de Ciências.
Áreas de Interesse
- Desenvolvimento de práticas e experimentos com enfoque nos recursos e produtos naturais da Amazônia;
- Desenvolvimento de metodologias ativas como aprendizagem baseada em projetos ou problemas, dentre outras para a promoção da Educação em Ciência;
- Geração de produtos educacionais contextualizados, adequando aos currículos escolares de diferentes contextos socioambientais presentes na Amazônia;
- Elaboração e validação de propostas didáticas que estimulem o caráter investigativo e a autonomia do aluno durante o processo de construção do conhecimento de Ciências Naturais;
- Produção de materiais didáticos para o ensino de Ciências considerando o contexto socioambiental amazônico (sequências didáticas, experimentos, dentre outros) com enfoque interdisciplinar;
- Desenvolvimento de metodologias ativas para integração entre conteúdos curriculares com as teorias de aprendizagem voltados ao Ensino de Ciências.