
Entre os dias 22 e 26 de setembro de 2025, na cidade de Igarapé-Miri, ocorreu a 9ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), o maior evento de Iniciação Científica do Baixo Tocantins, que premia estudantes pesquisadores da Amazônia Miriense. A FEICITI se configura como um espaço para a socialização e popularização do conhecimento científico desenvolvido nas escolas de educação básica da rede municipal. Nesta edição, o tema foi alinhado aos objetivos da COP 30, abordando questões de diferentes níveis educacionais relacionadas ao combate à crise climática, sustentabilidade e empreendedorismo na Amazônia paraense, apresentados durante o evento.
A mestranda Edilza do Rosário Conceição Ribeiro, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA), sob a orientação da Dra. Priscyla Cristinny Santiago da Luz e coorientação da Profa. Ma. Ana Cláudia da Cunha Miranda, apresentou o trabalho intitulado “Explorando o Açaí no Ensino Fundamental Anos Iniciais: Uma Proposta Interdisciplinar para a Educação Ambiental e Alimentar”. Este trabalho propôs uma abordagem interdisciplinar para o estudo do açaí, com foco no público-alvo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, visando promover a compreensão da educação ambiental e nutricional.
A pesquisa foi desenvolvida durante o Estágio Supervisionado I, componente curricular do PPGEECA, com o objetivo de conectar o currículo escolar à vida cotidiana dos alunos, utilizando um alimento de grande importância na cultura local e conscientizando sobre hábitos saudáveis e a preservação da diversidade amazônica. Durante a apresentação, Edilza destacou a relevância de integrar o estudo do açaí às disciplinas de ciências, geografia e história, proporcionando aos alunos uma visão abrangente e contextualizada. A abordagem incluiu atividades práticas, como visitas a feiras locais e entrevistas com produtores de açaí, que permitiram aos estudantes vivenciar o ciclo de produção e comercialização do fruto.
O trabalho foi recebido com entusiasmo pelos participantes da FEICITI, sendo elogiado pela inovação e pela contribuição significativa para a educação ambiental e alimentar nas escolas. A abordagem interdisciplinar proposta por Edilza não apenas despertou o interesse dos alunos pela ciência, mas também reforçou a conexão deles com a cultura e a biodiversidade da Amazônia. A iniciativa serve como inspiração para futuras ações educativas na região, destacando o papel fundamental da educação na promoção de uma sociedade mais consciente e sustentável.