Área de Concentração
O Programa de Pós Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas está ancorado em uma área de concentração, com a reunião de duas linhas de pesquisa articuladas aos saberes, processos e práticas pedagógicas da educação básica, permeando estudos em diferentes concepções, sejam, práticas e/ou teóricas, formais ou não formais.
Nome: Práticas Pedagógicas: Interfaces entre o ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas.
Descrição: Pesquisa a resolução de problemas relacionados a linguagem, pois trata-se de um recurso primordial para a apropriação dos saberes legitimados e para a reelaboração destes na inovação e produção de novos conhecimentos, tanto que, o processo educativo é permeado pelo desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e de expressões literárias, desde os primeiros anos de escolarização até o ensino superior. É compromisso do programa não só descrever as realidades educacionais em termos lingüísticas e literários, mas também formar professores para intervir nessas realidades, por meio de pesquisas que contribuam com achados significativos, desenvolvimento de tecnologias, mudança sociocultural e intelectual dos sujeitos envolvidos nesse processo.
LINHAS DE PESQUISA
Nome | Descrição | Áreas de Concentração Vinculadas |
ESTUDOS LINGUÍSTICOS: SABERES E PRÁTICAS | Investiga os processos de ensino e aprendizagem em linguagem, relacionando as práticas formativas e suas conexões com os princípios fundamentais que norteiam o ensino da língua materna e seus desdobramentos midiáticos, com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e na formação de professores. | Práticas Pedagógicas: Interfaces entre o ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas. |
ESTUDOS LITERÁRIOS E SUAS PRÁXIS EDUCATIVAS | Estuda processos de ensino e aprendizagem em linguagem, relacionando práticas formativas e suas conexões com princípios fundamentais que norteiam o ensino da literatura e seus desdobramentos midiáticos. Nessa linha concentram-se estudos que aproximam saberes e fazeres literários aos seus respectivos processos de ensino para a melhoria da prática profissional e na formação de professores. | Práticas Pedagógicas: Interfaces entre o ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas. |