Apresentação
O Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários (NELL) surge no contexto dos 23 anos de atuação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com base no tripé ensino, pesquisa e extensão. Inserido no Departamento de Língua e Literatura (DLLT), o NELL nasce com o objetivo de ampliar o campo de atuação acadêmica, fomentar a produção científica e promover a integração entre docentes, discentes e a comunidade.
Desde sua criação, o DLLT tem desenvolvido ações significativas, como cursos de graduação e especialização, programas como PARFOR e UAB, e a Revista Ribanceira, um importante veículo de disseminação científica na área de Letras.
Objetivos
O NELL propõe a construção de um espaço acadêmico para:
- Produção e publicação de conhecimento científico nas áreas de Letras/Linguística;
- Investigação sobre práticas pedagógicas e metodologias de ensino;
- Estudos sobre o processo ensino-aprendizagem e a era digital;
- Desenvolvimento da iniciação científica e formação de pesquisadores;
- Realização de eventos científicos e culturais: palestras, seminários, colóquios, círculos de debate;
- Estímulo à leitura, escrita e crítica literária;
- Construção de uma identidade linguística amazônica.
Justificativa
O NELL reflete o papel da universidade como centro de produção do saber. Em seus projetos pedagógicos, a UEPA oferece espaço para o desenvolvimento de uma atitude investigativa, essencial para a formação crítica de professores. O núcleo assume a missão de produzir conhecimento sobre temas relevantes dos estudos linguísticos e literários, com ênfase na realidade social, linguística e cultural da Amazônia.
Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
As pesquisas são organizadas em duas grandes áreas:
Área | Linhas de Pesquisa |
---|---|
Teoria e Descrição Linguística | Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica, Sociolinguística, Dialetologia, LIBRAS, Línguas Indígenas |
Teorias e Estudos da Linguagem | Análise do Discurso, Teoria do Texto, Semiótica, Cognição, Lexicologia e Terminologia |
Linguística Aplicada | Ensino e Aprendizagem de Língua, Letramentos, Formação Docente, Práticas Sociais, Ensino de Português como L2 |
Estudos Literários | História da Literatura, Crítica e Teoria Literária, Literatura Brasileira, Portuguesa e Africana |
Literaturas de Língua Estrangeira | Literaturas Inglesa, Americana, Clássica e outras literaturas modernas |
Literatura e Interfaces | Ensino de Literatura, Literatura Infantil/Juvenil, Leitura, Literatura Visual, Crítica Textual |
Estrutura de Funcionamento
- Coordenação Geral – Eleita entre docentes do DLLT.
- Conselho Técnico-Científico (CTC) – Órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador.
- Grupos de Pesquisa – Articulados por eixos temáticos e lideranças acadêmicas.
- Secretaria Administrativa – Apoiada por estagiários e um técnico administrativo.
Ações Desenvolvidas
- Reunião e criação de grupos de pesquisa;
- Projetos com alunos da UEPA e comunidade externa;
- Projetos artístico-culturais e de valorização da cultura amazônica;
- Resgate da identidade do português falado no Pará;
- Formação de banco de dados e corpora linguísticos;
- Acervo de áudio com leitura de clássicos;
- Criação de blog e jornal por alunos;
- Elaboração de materiais didáticos;
- Implementação de Laboratório de Linguagem;
- Criação de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu;
- Promoção de cursos livres e eventos;
- Estabelecimento de parcerias com escolas, ONGs, universidades e empresas;
- Captação de recursos junto a agências de fomento.
Referenciais Teóricos
O NELL se fundamenta em pensadores como Ferdinand de Saussure, que propôs a visão social da linguagem, e Noam Chomsky, que reformulou a linguística moderna com a Gramática Gerativa. Também se apoia em autores como Mary Kato, Magda Soares, Leda Tfouni, entre outros, no debate sobre alfabetização, letramento e formação crítica do leitor.
Questões como a distinção entre o português brasileiro e o europeu, a sociolinguística das comunidades quilombolas, e a valorização das variedades linguísticas regionais, também estão no centro das pesquisas propostas.
Contexto Regional
O Estado do Pará é um território marcado por diversidade linguística e cultural. Segundo o NAEA/UFPA, há mais de 250 comunidades quilombolas no estado. O NELL reconhece a importância dessas realidades como fontes para o estudo da linguagem e para a valorização de saberes locais, reafirmando o papel da UEPA na preservação e produção de conhecimento sobre a Amazônia.