NELL

Apresentação

O Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários (NELL) surge no contexto dos 23 anos de atuação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com base no tripé ensino, pesquisa e extensão. Inserido no Departamento de Língua e Literatura (DLLT), o NELL nasce com o objetivo de ampliar o campo de atuação acadêmica, fomentar a produção científica e promover a integração entre docentes, discentes e a comunidade.

Desde sua criação, o DLLT tem desenvolvido ações significativas, como cursos de graduação e especialização, programas como PARFOR e UAB, e a Revista Ribanceira, um importante veículo de disseminação científica na área de Letras.


Objetivos

O NELL propõe a construção de um espaço acadêmico para:

  • Produção e publicação de conhecimento científico nas áreas de Letras/Linguística;
  • Investigação sobre práticas pedagógicas e metodologias de ensino;
  • Estudos sobre o processo ensino-aprendizagem e a era digital;
  • Desenvolvimento da iniciação científica e formação de pesquisadores;
  • Realização de eventos científicos e culturais: palestras, seminários, colóquios, círculos de debate;
  • Estímulo à leitura, escrita e crítica literária;
  • Construção de uma identidade linguística amazônica.

Justificativa

O NELL reflete o papel da universidade como centro de produção do saber. Em seus projetos pedagógicos, a UEPA oferece espaço para o desenvolvimento de uma atitude investigativa, essencial para a formação crítica de professores. O núcleo assume a missão de produzir conhecimento sobre temas relevantes dos estudos linguísticos e literários, com ênfase na realidade social, linguística e cultural da Amazônia.


Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

As pesquisas são organizadas em duas grandes áreas:

ÁreaLinhas de Pesquisa
Teoria e Descrição LinguísticaFonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica, Sociolinguística, Dialetologia, LIBRAS, Línguas Indígenas
Teorias e Estudos da LinguagemAnálise do Discurso, Teoria do Texto, Semiótica, Cognição, Lexicologia e Terminologia
Linguística AplicadaEnsino e Aprendizagem de Língua, Letramentos, Formação Docente, Práticas Sociais, Ensino de Português como L2
Estudos LiteráriosHistória da Literatura, Crítica e Teoria Literária, Literatura Brasileira, Portuguesa e Africana
Literaturas de Língua EstrangeiraLiteraturas Inglesa, Americana, Clássica e outras literaturas modernas
Literatura e InterfacesEnsino de Literatura, Literatura Infantil/Juvenil, Leitura, Literatura Visual, Crítica Textual

Estrutura de Funcionamento

  • Coordenação Geral – Eleita entre docentes do DLLT.
  • Conselho Técnico-Científico (CTC) – Órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador.
  • Grupos de Pesquisa – Articulados por eixos temáticos e lideranças acadêmicas.
  • Secretaria Administrativa – Apoiada por estagiários e um técnico administrativo.

Ações Desenvolvidas

  • Reunião e criação de grupos de pesquisa;
  • Projetos com alunos da UEPA e comunidade externa;
  • Projetos artístico-culturais e de valorização da cultura amazônica;
  • Resgate da identidade do português falado no Pará;
  • Formação de banco de dados e corpora linguísticos;
  • Acervo de áudio com leitura de clássicos;
  • Criação de blog e jornal por alunos;
  • Elaboração de materiais didáticos;
  • Implementação de Laboratório de Linguagem;
  • Criação de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu;
  • Promoção de cursos livres e eventos;
  • Estabelecimento de parcerias com escolas, ONGs, universidades e empresas;
  • Captação de recursos junto a agências de fomento.

Referenciais Teóricos

O NELL se fundamenta em pensadores como Ferdinand de Saussure, que propôs a visão social da linguagem, e Noam Chomsky, que reformulou a linguística moderna com a Gramática Gerativa. Também se apoia em autores como Mary Kato, Magda Soares, Leda Tfouni, entre outros, no debate sobre alfabetização, letramento e formação crítica do leitor.

Questões como a distinção entre o português brasileiro e o europeu, a sociolinguística das comunidades quilombolas, e a valorização das variedades linguísticas regionais, também estão no centro das pesquisas propostas.


Contexto Regional

O Estado do Pará é um território marcado por diversidade linguística e cultural. Segundo o NAEA/UFPA, há mais de 250 comunidades quilombolas no estado. O NELL reconhece a importância dessas realidades como fontes para o estudo da linguagem e para a valorização de saberes locais, reafirmando o papel da UEPA na preservação e produção de conhecimento sobre a Amazônia.

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