Estrutura Curricular Versão 2010

O Curso de Mestrado em Enfermagem (Acadêmico) do PPGENF-UEPA/UFAM tem duração de dois (2) anos, o mestrando precisa cumprir no mínimo 30 créditos, assim distribuídos em disciplinas:

Disciplinas Créditos Carga Horária
Obrigatórias 15 225h
Eletivas 15 225h
Total 30 450h
  • Disciplinas Obrigatórias: ofertadas no campus da Escola de Enfermagem Magalhães Barata (UEPA) em Belém do Pará e na Escola de Enfermagem de Manaus (UFAM), por docentes das respectivas instituições, mantida a articulação e comunicação entre os mesmos no que tange as estratégias de ensino e avaliação, ementas e bibliografias contidas no projeto do curso aprovado junto a CAPES. 
  • Disciplinas Optativas: estão articuladas entre as duas IES, mas poderão ser ofertadas em uma ou outra segundo a disponibilidade dos docentes em cada semestre do curso; os mestrandos e docentes poderão ter mobilidade entre as IES.

Matriz Curricular

Disciplinas Obrigatórias

DISCIPLINA CREDITO C.H. EMENTA
PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO E PESQUISA EM ENFERMAGEM 03 45 História da filosofia. As principais correntes de pensamento: positivismo, fenomenologia, materialismo histórico e dialético e pós-modernidade e a relação com a produção do conhecimento. Enfoques teórico-filosóficos e a contribuição para a produção do conhecimento em Enfermagem. O conhecimento confiável e a pesquisa em Enfermagem: Ontologia, Epistemologia e Metodologia na produção do conhecimento em Enfermagem. O pensamento crítico e reflexivo no trabalho interdisciplinar em saúde.
ENFERMAGEM E PROCESSOS ENDÊMICOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO 0345 Estudo das doenças e agravos de natureza endêmica prevalentes na Amazônia. Análise dos fatores determinantes da ocorrência dessas doenças, da magnitude, transcendência, vulnerabilidade e dos instrumentos de controle disponíveis. Atuação do enfermeiro: possibilidades e limites legais. Novos modelos e técnicas de intervenção em saúde e em enfermagem.
METODOLOGIAS DE ENSINO E EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM 0345 Paradigmas educacionais e referenciais político-pedagógico aplicáveis à educação no campo da saúde. Novos paradigmas em educação em enfermagem no Brasil. O profissional de enfermagem como agente educador. Diretrizes, currículos, competências e habilidades na educação em enfermagem. Planejamento e avaliação de ensino, Métodos e técnicas de ensino. Educação Permanente em Saúde.
DISSERTAÇÃO (*) 0345 Orientação e acompanhamento de pesquisa para o campo da enfermagem e para redação da dissertação.

(*) Disciplina ofertada no 3° e 4° semestres

Disciplinas Optativas

DISCIPLINACREDITOC.H.EMENTA
ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER 345O estudo das Políticas Públicas na Área Materno – Infantil. O estudo das Políticas Públicas e Saúde da Mulher. Avaliação de Serviços, Práticas e Tecnologias na assistência à saúde da mulher. Gestão e Planejamento Estratégico para a Saúde Materno-Infantil
BASES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA 345Influência dos paradigmas na abordagem do processo saúde-doença e nas políticas e programas de saúde. Terapias não convencionais de assistência à saúde. A pessoa como centro. Relacionamento Interpessoal. Relação de ajuda. Humanização da Assistência e do Ensino na área da Saúde
BIOESTATÍSTICA 345Estudo da Bioestatística como ferramenta a ser utilizada na compreensão e análise de métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa nas áreas da Saúde e das Ciências Biológicas. Tal abordagem parte dos conceitos mais elementares de estatística e noções de modelos probabilísticos, estudo de populações e amostragem, teste de hipóteses, inferências estatísticas e apresentação tabular de dados. Visa, também, preparar o aluno para tópicos mais avançados de análise os quais serão partes de suas atividades como pós-graduando nesta área do conhecimento. Propõe lista de textos de Estatística Geral e utilização de programas informatizados.
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I 345Elaboração do programa de disciplina do curso de graduação em Enfermagem. Preparação de aulas e avaliações teóricas e práticas. Treinamento didático na referida disciplina. Desenvolvimento, análise e avaliação crítica de experiência de ensino. Investigação sobre aspectos do cotidiano escolar em curso de graduação. Desafios da formação de profissionais em saúde e enfermagem. Sistematização da experiência de Estágio de Docência I.
ÉTICA E BIOÉTICA EM SAÚDE E NO CUIDAR-EDUCAR EM ENFERMAGEM 345Leis, Decretos e Resoluções que envolvem a pesquisa com seres humanos e a profissão. Bases ontológicas e éticas da construção do conhecimento da enfermagem e demais áreas da saúde. Aspectos éticos em atividades de ensino, assistência e pesquisa que envolve os profissionais de saúde e os seres humanos. Direitos dos indivíduos em saúde. Princípios e situações da bioética em pesquisa com seres humanos.
FUNDAMENTOS DO CUIDADO EM SAÚDE E TEORIAS DE ENFERMAGEM 345Paradigmas de enfermagem. Teorias de enfermagem. O processo de cuidar em enfermagem, situação atual e perspectivas. O processo de enfermagem enquanto metodologia do cuidar. Estudo das diretrizes de cada etapa do processo de enfermagem. Estratégias de planejamento da assistência de enfermagem
METODOLOGIA PARA TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS 345Revisão Sistemática da Literatura. Normalização dos trabalhos acadêmicos segundo a ABNT e Vancouver. Estrutura de trabalhos acadêmicos: elementos pré-textuais; textuais, introdução, desenvolvimento e conclusão; elementos pós-textuais; formatação gráfica; orientações de tarefas acadêmicas: seminários, comunicação oral e pôster. Redação de artigos científicos.
MÉTODOS QUALITATIVOS APLICADOS À PESQUISA EM SAÚDE 345Estudo e discussão de características específicas do processo de investigação qualitativo e das diferentes abordagens teórico-metodológicas que fundamentam a pesquisa qualitativa em saúde e enfermagem. Bases teóricas e filosóficas do estudo qualitativo. A construção do objeto de estudo. A escolha do método e instrumentos de investigação. Validade e confiabilidade em pesquisa qualitativa
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À PESQUISA EM SAÚDE 345Projetos de investigação quantitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Aprofundamento teórico-metodológico para o desenvolvimento de pesquisas em saúde e enfermagem. Estratégias de coleta e análise de dados quantitativos.
PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM 115Marcos da pesquisa e pós-graduação em enfermagem no Brasil e América Latina. Contribuição da ABEn-CEPEn para a pesquisa em enfermagem. Sistema Capes-Qualis: avaliação de cursos, periódicos e eventos. O curso de mestrado associado de enfermagem UEPA-UFAM. A enfermagem no CNPq e CAPES.
PRÁTICAS COLETIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DO SUS 345Políticas sociais no Brasil. A formação do Estado do Bem-Estar brasileiro. As políticas de saúde no Brasil. Bases conceituais da Reforma Sanitária brasileira. O Sistema Único de Saúde. A crise no sistema de saúde mundial. A produção de saúde como novo paradigma. Produção social da prática profissional em saúde e enfermagem. A Enfermagem no contexto das transformações do mundo do trabalho. Políticas de saúde no Brasil, desenhos tecno-assistenciais, e o trabalho em saúde e enfermagem.
PRÁTICAS CULTURAIS NA SAÚDE-DOENÇA ENTRE GRUPOS AMAZÔNIDAS 345Diferentes orientações nos estudos culturais. Estudos etno-orientados e etnoenfermagem. Imbricação entre sistemas etiológicos e práticas terapêuticas em populações tradicionais da Amazônia; cartografia simbólica do cuidado e representações da doença e de sistemas terapêuticos; saber local; cuidado cotidiano de saúde entre populações da Amazônia.
SEMINÁRIO DE PESQUISA I 345Discussão coletiva sobre o planejamento e andamento dos projetos de dissertação, propiciando o detalhamento das exigências formais e metodológicas relacionadas a cada projeto, adequando-os às normas científicas e formais de um trabalho acadêmico. Articula estudo individual e em grupo visando aprofundamento de questões teórico-práticas de temas básicos e de enfermagem relacionadas à dissertação, sob a orientação de um professor
TECNOLOGIAS DE ENFERMAGEM PARA O CUIDADO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE 345Tecnologias tradicionais e emergentes de enfermagem na promoção da saúde. Bases paradigmáticas para a construção de tecnologias na área. Processos de criação, validação e aplicação de tecnologias. Educação em saúde frente a diferentes concepções de construção da consciência sócio- sanitária. A ponte entre educação e saúde como geradora do espaço para o exercício da cidadania na busca da qualidade de vida
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