Regime Didático
O PPGENF UEPA/UFAM oferta um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando a formação de pesquisadores e a qualificação de recursos humanos especializados na área de enfermagem. A programação didática se dá semestralmente, de acordo com a estrutura curricular e, para integralizar o curso obedecerá aos seguintes critérios:
- O curso deverá ser concluído em dois anos, ou seja, vinte e quatro meses. Em casos excepcionais, poderá haver uma prorrogação por mais seis (6) meses, desde que aprovada pelo Colegiado do Programa e devidamente solicitada e justificada pelo orientador;
- A média global das disciplinas não poderá ser inferior a sete (7,0) pontos;
- A frequência às aulas de cada disciplina/ seminário e demais atividades escolares é obrigatória num percentual mínimo de 85%, sendo observado o abono de faltas nos casos previstos pela lei.
- O aproveitamento escolar será avaliado por meio da verificação do desempenho discente nas atividades curriculares previstas no plano de ensino das disciplinas.
A formação de mestres, entretanto, não se restringe a conclusão de créditos em disciplinas, mas requer o cumprimento de outras atividades fundamentais para a formação de pesquisadores. Essas atividades permitem a aproximação do mestrando ao cotidiano da pesquisa e a incorporação da cultura acadêmica de produção de conhecimento. Além disso, se constituem em importante parâmetro de avaliação pela CAPES e são:
- atividades de pesquisa junto aos grupos de pesquisa e orientador/a;
- participação em eventos científicos nacionais e internacionais, com apresentação de trabalhos elaborados/produzidos no curso de mestrado;
- publicação de artigos científicos em periódicos qualificados após o ingresso no curso e em coautoria com seu orientador/a;
- atividades docentes em curso de graduação – estágio de docência;
- implementação de um projeto de pesquisa, cujo resultado final – a DISSERTAÇÃO, será submetido a avaliação por uma comissão examinadora.
O mestrando terá direito à orientação acadêmica durante a realização do curso e do trabalho de conclusão, sendo o orientador responsável pelo acompanhamento e avaliação de seu desempenho ao longo de sua formação. A regulamentação da vida acadêmica consta no Regimento do PPGENF UEPA-UFAM e está disponível no site do programa. As atividades previstas na sua trajetória de formação e lograr o título de MESTRE EM ENFERMAGEM você tem o prazo de 24 meses, que inicia quando você se matricula no curso. Organização, participação e dedicação são elementos-chave para o sucesso nessa jornada.
Estrutura Curricular
O Curso de Mestrado em Enfermagem (Acadêmico) do PPGENF-UEPA/UFAM tem duração de dois (2) anos, o mestrando precisa cumprir no mínimo 30 créditos, assim distribuídos em disciplinas:
DISCIPLINAS | QUANTITATIVO DE DISCIPLINAS | CRÉDITOS TOTAIS | CARGA HORÁRIA |
Obrigatórias – Tronco Comum | 04 | 14 | 210 |
Optativas – LP1 / Optativas – LP2 | 02 (Cada Linha) | 06 | 90 |
Optativas – Tronco Comum | 04 | 10 | 150 |
Total Regimental | 10 | 30 | 450 |
- Disciplinas Obrigatórias: Mantida a articulação e comunicação no que tange as estratégias de ensino e avaliação, ementas e bibliografias contidas no projeto do curso aprovado junto a CAPES.
- Disciplinas Optativas: Articuladas entre as duas IES, mas poderão ser ofertadas em ambas segundo a disponibilidade dos docentes em cada semestre do curso; Os mestrandos e docentes poderão ter mobilidade entre as IES.
- As disciplinas serão ofertadas no Campus IV da Escola de Enfermagem Magalhães Barata (UEPA) – BELÉM, no Campus XII (UEPA) – SANTARÉM, na Escola de Enfermagem de Manaus (UFAM), e na Universidade Federal do Amazonas – Campus COARI por docentes das respectivas instituições
Matriz Curricular
Disciplinas Obrigatórias – Tronco Comum
DISCIPLINAS | CRÉDITOS | C.H. | EMENTA |
BASES TEÓRICAS DA PESQUISA E DO CUIDADO EM ENFERMAGEM | 4 | 60 | Filosofia da ciência e os diferentes enfoques teórico-filosóficos na produção do conhecimento em Enfermagem e saúde. As principais correntes de pensamento: positivismo, fenomenologia, materialismo histórico e dialético. Pós-modernidade e a produção do conhecimento. Estudo dos paradigmas de enfermagem. Bases teóricas do cuidar em enfermagem; processo de enfermagem como metodologia e as estratégias de planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem. Trabalho interdisciplinar e interprofissionalidade em saúde. |
METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENFERMAGEM E SAÚDE | 4 | 60 | O conhecimento e a pesquisa em Enfermagem nos diferentes paradigmas. Estudos explicativos: tipos de estudos; técnicas de coleta dos dados. Análise, interpretação e confiabilidade de resultados. Diferentes abordagens teórico-metodológica em Estudos compreensivos: a construção do objeto de estudo; a escolha do método e os instrumentos de investigação (coleta e análise de dados). Aspectos éticos em pesquisa |
DISSERTAÇÃO I | 3 | 45 | Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto de dissertação e redação do relatório final da pesquisa. |
DISSERTAÇÃO II | 3 | 45 | Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto de dissertação e redação do relatório final da pesquisa. |
Disciplinas Optativas Por Linha
LINHA 1 – ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS NA AMAZÔNIA
DISCIPLINAS | CRÉDITOS | C.H. | EMENTA |
ENFERMAGEM E PROCESSOS EPIDEMIOLÓGICOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO | 3 | 45 | Determinação social do processo saúde-doença. Estudo das doenças e agravos prevalentes na Amazônia. Aspectos ético-políticos e determinantes da ocorrência, magnitude, transcendência, vulnerabilidade e dos instrumentos de controle. Práticas e itinerários terapêuticos em populações da Amazônia. Estudos culturais e etno-orientados em saúde e enfermagem |
ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA E VULNERABILIDADES NO CONTEXTO AMAZÔNICO | 3 | 45 | Políticas de saúde e Modelos assistenciais. Equidade no cuidado de enfermagem à populações vulneráveis (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, LGBTQI+, negros, migrantes, populações de rua e privadas de liberdade). O Cuidado de enfermagem baseado em evidências no campo da saúde coletiva. Cultura, gênero, sexualidade e saúde humana. Cuidado em saúde de populações da Amazônia. |
LINHA 2 – EDUCAÇÃO E CUIDADO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NA AMAZÔNIA
DISCIPLINAS | CRÉDITOS | C.H. | EMENTA |
EDUCAÇÃO, SAÚDE E ENFERMAGEM | 3 | 45 | Bases teórico-filosóficas da educação. Políticas públicas na formação profissional em saúde e em enfermagem nos diferentes níveis (educação profissional de nível médio, graduação e pós-graduação). Educação permanente dos profissionais em enfermagem. Concepções e práticas em Educação para a saúde nas diferentes dimensões: sócio-política, ética e tecnológica |
TECNOLOGIAS DE ENFERMAGEM PARA A EDUCAÇÃO E O CUIDADO EM SAÚDE | 3 | 45 | Tecnologias em saúde e enfermagem. Processos de criação, validação e aplicação de tecnologias para a educação em saúde junto a indivíduos, famílias, grupos e comunidade. Pesquisa metodológica |
Disciplinas Optativa – Tronco Comum
DISCIPLINAS | CRÉDITOS | C.H. | EMENTA |
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À PESQUISA EM ENFERMAGEM E SAÚDE | 3 | 45 | Projetos de investigação quantitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Aprofundamento teórico-metodológico dos desenhos de pesquisa quantitativa. Variáveis quantitativas e qualitativas. Apresentação de dados (tabelas, quadros e gráficos). Testes estatísticos e intervalos de confiança, modelos probabilísticos, populações, amostragem, teste de hipóteses. Estudo piloto e pré-teste; validação de instrumentos. Validade e confiabilidade. |
MÉTODOS QUALITATIVOS APLICADOS À PESQUISA EM SAÚDE | 3 | 45 | Projetos de investigação qualitativa: bases, tendências e diferentes caminhos metodológicas. Etnografia, Fenomenologia, Teoria Fundamentada nos Dados – TFD; Estudo de caso; Pesquisa históricas; Estudos participativos/ Pesquisa Convergente-assistencial. Diferentes estratégias de coleta e análise de dados. Rigor em pesquisa qualitativa |
TÓPICOS ESPECIAIS | 2 | 30 | Assuntos atuais e inovadores, de base teórico/conceitual ou instrumental no campo da saúde e Enfermagem |
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA | 2 | 30 | Participação em processos pedagógicos na graduação em Enfermagem: elaboração do programa de disciplina; preparação e ministração de aulas e avaliações teóricas e práticas com tutoria do professor responsável/orientador. Experimentação de novas metodologias/tecnologias. Análise e avaliação crítica de experiência de ensino |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 2 | 30 | Participação em atividades acadêmicas de intercâmbio, socialização e transferência de conhecimento. (apresentação de trabalhos em eventos científicos, publicação de artigos, visitas técnicas, cursos de curta duração, dentre outras) |