Programa

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (stricto sensu) vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) é desenvolvido em associação com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Foi criado pela Resolução do CONSUN n° 1832/2009 de 20 de março de 2009 e recomendado pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na 116ª Reunião do Conselho Técnico Consultivo (CTC), realizada no dia 24 de março de 2010 e reconhecido pela Portaria 1.398 de 13 de dezembro de 2010, com a implantação do Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem. Na 220ª Reunião do CTC-ES, realizada em maio de 2023 foi aprovado o Curso de Doutorado em Enfermagem, reconhecido pela Portaria 2.149 de 23 de dezembro de 2023, sendo implantado no 1º semestre de 2024.

O PPGENF UEPA_UFAM conta com quatro Polos, sendo dois vinculados a UEPA – Belém/Santarém e dois vinculados a UFAM – Manaus/Coari. As atividades de formação são desenvolvidas de forma articulada, contando com um quadro docente permanente em cada Polo.  Os Polos Belém e Manaus foram implantados em 2010 e, os Polos de: Santarém – Campus XII/UEPA implantado em 2022 e de Coari em 2024, ambos na modalidade extensão com turma regular. A iniciativa vem consolidando a proposta de contribuir com o desenvolvimento do Estado e da Amazônia brasileira, a partir da formação de profissionais que sejam capazes de produzir conhecimentos acerca das necessidades de saúde/enfermagem loco regionais, assim como formar docentes para o ensino superior.

O PPGEN UEPA-UFAM integra o Sistema Nacional de Pós-graduação da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação vinculada ao Ministério da Educação, responsável pelo acompanhamento e avaliação da pós-graduação stricto sensu em todos os Estados brasileiros. É a CAPES que define os parâmetros de avaliação dos PPG brasileiros, sendo que esse processo é feito em períodos de quatro anos. Os resultados da avaliação periódica são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, que são atribuídas após análise dos indicadores referentes ao período avaliado. Esta análise é conduzida nas comissões de área de avaliação, no nosso caso Área da Enfermagem e, posteriormente, no CTC-ES, que homologa os resultados. São estes resultados que fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento no período subsequente. Para conhecer mais sobre a CAPES você pode acessar o site da instituição (https://www.gov.br/capes/pt-br).

Missão

O PPGENF tem a missão de atender à demanda de qualificação local, regional e nacional e desenvolver estratégias para alavancar o intercâmbio com pesquisadores de outras universidades, instituições, centros e organizações nacionais e internacionais, no sentido de firmar parcerias na formação de recursos humanos e na produção do conhecimento, com ênfase à integração entre UEPA e UFAM, fortalecendo as duas IES na área de Enfermagem.

Perfil dos Egressos

Como perfil dos egressos espera-se que sejam críticos e reflexivos no exercício da enfermagem, no ensino e na pesquisa com base no rigor científico e nos princípios éticos. Capazes de elaborar e desenvolver projetos de pesquisa alinhados ao perfil epidemiológico nacional com ênfase no contexto local e nas dimensões biológicas, sociais e culturais da população amazônica. Com habilidade para a gestão acadêmica de cursos de Graduação de Enfermagem, gestão em saúde, nas ações de planejamento, vigilância e acompanhamento de ações de saúde, e na produção de tecnologias educacionais para o cuidado em enfermagem e em saúde, com responsabilidade social e compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Pular para o conteúdo