Regime Didático

O PPGENF UEPA/UFAM oferta um conjunto de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando a formação de pesquisadores e a qualificação de recursos humanos especializados na área de enfermagem. A programação didática acontece semestralmente, de acordo com a estrutura curricular e, para integralizar o curso obedecerá aos seguintes critérios:

  • O curso deverá ser concluído no prazo máximo quarenta e oito (48) meses, equivalente a quatro (4) anos. Em casos excepcionais, poderá haver prorrogação desde que aprovada pelo Comitê Gestor e devidamente solicitada e justificada pelo orientador;
  • A média global das disciplinas não poderá ser inferior a sete (7,0) pontos;
  • A frequência às aulas de cada disciplina/ seminário e demais atividades escolares é obrigatória num percentual mínimo de 75%, sendo observado o abono de faltas nos casos previstos pela lei.
  • O aproveitamento escolar será avaliado por meio da verificação do desempenho discente nas atividades curriculares previstas no plano de ensino das disciplinas.

A formação de doutores, entretanto, não se restringe a conclusão de créditos em disciplinas, mas requer o cumprimento de outras atividades fundamentais para a formação de pesquisadores. Essas atividades permitem a aproximação do doutorando ao cotidiano da pesquisa e a incorporação da cultura acadêmica de produção de conhecimento. Além disso, se constituem em importante parâmetro de avaliação pela CAPES e são:

  • Atividades de pesquisa junto aos grupos de pesquisa e orientador/a;
  • Participação em eventos científicos nacionais e internacionais, com apresentação de trabalhos elaborados/produzidos no curso de doutorado;
  • Publicação de artigos científicos em periódicos qualificados após o ingresso no curso e em coautoria com seu orientador/a;
  • Atividades docentes em curso de graduação – Estágio de Docência;
  • Implementação de um projeto de pesquisa, cujo resultado final – TESE, será submetido a avaliação por uma comissão examinadora.

O doutorando terá direito à orientação acadêmica durante a realização do curso e do trabalho de conclusão, sendo o orientador responsável pelo acompanhamento e avaliação de seu desempenho ao longo de sua formação. A regulamentação da vida acadêmica é regida pelo Regimento Interno do PPGENF UEPA-UFAM. As atividades previstas na sua trajetória de formação e lograr o título de DOUTOR EM ENFERMAGEM se inicia com a matricula no curso e, a organização, participação e dedicação são elementos-chave para o sucesso nessa jornada.

Estrutura Curricular

O Curso de Doutorado em Enfermagem (Acadêmico) do PPGENF-UEPA/UFAM tem duração de quatro (4) anos, o doutorando precisa cumprir no mínimo 45 créditos, assim distribuídos em disciplinas:
DISCIPLINASQUANTITATIVO DE DISCIPLINASTOTAL DE CRÉDITOS REGIMENTAISTOTAL DE CARGA HORÁRIA
Obrigatórias – Tronco Comum0412180 horas
Obrigatórias – Vinculadas a Tese0813195 horas
Optativas – LP 1 / Optativas – LP 202 (cada linha)06 (cada linha)90 horas
Optativas – Tronco Comum0514210 horas
Total1945675 horas

  • Disciplinas Obrigatórias: Mantida a articulação e comunicação no que tange as estratégias de ensino e avaliação, ementas e bibliografias contidas no projeto do curso aprovado junto a CAPES. 
  • Disciplinas Optativas: Articuladas entre as duas IES, mas poderão ser ofertadas em ambas segundo a disponibilidade dos docentes em cada semestre do curso; Os doutorandos e docentes poderão ter mobilidade entre as IES.
  • As disciplinas serão ofertadas no Campus IV da Escola de Enfermagem Magalhães Barata (UEPA) – BELÉM, e na Escola de Enfermagem de Manaus (UFAM)

Matriz Curricular

Disciplinas Obrigatórias – Tronco Comum

Disciplinas Obrigatórias Vinculadas à Tese

DISCIPLINASCRÉDITOSCHEMENTAS
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE TESE I0115Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto de tese.
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE TESE II0115Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto de tese.
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE TESE III0230Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto de tese.
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE TESE IV0115Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto de tese.
ELABORAÇÃO DE TESE I0230Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da tese
ELABORAÇÃO DE TESE II0230Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da tese
ELABORAÇÃO DE TESE III0230Orientação, acompanhamento do desenvolvimento da tese e redação do relatório final.
ELABORAÇÃO DE TESE IV0230Orientação, acompanhamento do desenvolvimento da tese e redação do relatório final.

Disciplinas Obrigatórias Por Linha

LINHA 1 – ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS NA AMAZÔNIA

DISCIPLINASCRÉDITOSCH EMENTAS
ENFERMAGEM E PROCESSOS EPIDEMIOLÓGICOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO0345Determinação social do processo saúde-doença. Estudo das doenças e agravos prevalentes na Amazônia. Aspectos ético-políticos e determinantes da ocorrência, magnitude, transcendência, vulnerabilidade e dos instrumentos de controle. Práticas e itinerários terapêuticos em populações da Amazônia. Estudos culturais e etno-orientados em saúde e enfermagem.
ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA E VULNERABILIDADES NO CONTEXTO AMAZÔNICO0345ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA E VULNERABILIDADES NO CONTEXTO AMAZÔNICO

LINHA 2 – EDUCAÇÃO E CUIDADO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NA AMAZÔNIA

DISCIPLINASCRÉDITOSCHEMENTAS
EDUCAÇÃO, SAÚDE E ENFERMAGEM0345Bases teórico-filosóficas e metodológicas da educação. Políticas públicas na formação profissional em saúde e em enfermagem nos diferentes níveis (educação profissional de nível médio, graduação e pós-graduação). Educação permanente dos profissionais em enfermagem. Concepções e práticas em Educação para a saúde nas diferentes dimensões: sociopolítica, ética e tecnológica
TECNOLOGIAS DE ENFERMAGEM PARA A EDUCAÇÃO E O CUIDADO EM SAÚDE0345Tecnologias em saúde e enfermagem. Processos de criação, validação e aplicação de tecnologias para a educação em saúde junto a indivíduos, famílias, grupos e comunidade. Pesquisa metodológica.

Disciplinas Eletivas – Tronco Comum

DISCIPLINASCRÉDITOSCHEMENTAS
BASES TEÓRICAS DA PESQUISA E DO CUIDADO EM ENFERMAGEM0460Filosofia da ciência e os diferentes enfoques teórico-filosóficos na produção do conhecimento em Enfermagem e saúde. As principais correntes de pensamento: positivismo, fenomenologia, materialismo histórico e dialético. Pós-modernidade e a produção do conhecimento. Estudo dos paradigmas de enfermagem. Bases teóricas do cuidar em enfermagem; processo de enfermagem como metodologia e as estratégias de planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem. Trabalho interdisciplinar e interprofissionalidade em saúde.
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À PESQUISA EM ENFERMAGEM E SAÚDE0345Projetos de investigação quantitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Aprofundamento teórico-metodológico dos desenhos de pesquisa quantitativa. Variáveis quantitativas e qualitativas. Apresentação de dados (tabelas, quadros e gráficos). Testes estatísticos e intervalos de confiança, modelos probabilísticos, populações, amostragem, teste de hipóteses. Estudo piloto e pré-teste; validação de instrumentos. Validade e confiabilidade
MÉTODOS QUALITATIVOS APLICADOS À PESQUISA EM ENFERMAGEM E SAÚDE0345Projetos de investigação qualitativa: bases, tendências e diferentes caminhos metodológicas. Etnografia, Fenomenologia, Teoria Fundamentada nos Dados – TFD; Estudo de caso; Pesquisa históricas; Estudos participativos/Pesquisa Convergente-assistencial. Diferentes estratégias de coleta e análise de dados.
Rigor em pesquisa qualitativa.
ESTÁGIO DOCÊNCIA0230Participação em processos pedagógicos na graduação em Enfermagem: elaboração do programa de disciplina; preparação e ministração de aulas e avaliações teóricas e práticas com tutoria do professor responsável/orientador. Experimentação de novas metodologias/tecnologias. Análise e avaliação crítica de experiência de ensino. Referências: As que compuserem o Plano de Curso da disciplina na qual o doutorando estiver desenvolvendo suas atividades.
TÓPICOS ESPECIAIS0230Assuntos atuais e inovadores, de base teórico/conceitual ou instrumental no campo da saúde e  Enfermagem.
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