Regime Didático
O PPGENF UEPA/UFAM oferta um conjunto de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando a formação de pesquisadores e a qualificação de recursos humanos especializados na área de enfermagem. A programação didática acontece semestralmente, de acordo com a estrutura curricular e, para integralizar o curso obedecerá aos seguintes critérios:
- O curso deverá ser concluído no prazo máximo quarenta e oito (48) meses, equivalente a quatro (4) anos. Em casos excepcionais, poderá haver prorrogação desde que aprovada pelo Comitê Gestor e devidamente solicitada e justificada pelo orientador;
- A média global das disciplinas não poderá ser inferior a sete (7,0) pontos;
- A frequência às aulas de cada disciplina/ seminário e demais atividades escolares é obrigatória num percentual mínimo de 75%, sendo observado o abono de faltas nos casos previstos pela lei.
- O aproveitamento escolar será avaliado por meio da verificação do desempenho discente nas atividades curriculares previstas no plano de ensino das disciplinas.
A formação de doutores, entretanto, não se restringe a conclusão de créditos em disciplinas, mas requer o cumprimento de outras atividades fundamentais para a formação de pesquisadores. Essas atividades permitem a aproximação do doutorando ao cotidiano da pesquisa e a incorporação da cultura acadêmica de produção de conhecimento. Além disso, se constituem em importante parâmetro de avaliação pela CAPES e são:
- Atividades de pesquisa junto aos grupos de pesquisa e orientador/a;
- Participação em eventos científicos nacionais e internacionais, com apresentação de trabalhos elaborados/produzidos no curso de doutorado;
- Publicação de artigos científicos em periódicos qualificados após o ingresso no curso e em coautoria com seu orientador/a;
- Atividades docentes em curso de graduação – Estágio de Docência;
- Implementação de um projeto de pesquisa, cujo resultado final – TESE, será submetido a avaliação por uma comissão examinadora.
O doutorando terá direito à orientação acadêmica durante a realização do curso e do trabalho de conclusão, sendo o orientador responsável pelo acompanhamento e avaliação de seu desempenho ao longo de sua formação. A regulamentação da vida acadêmica é regida pelo Regimento Interno do PPGENF UEPA-UFAM. As atividades previstas na sua trajetória de formação e lograr o título de DOUTOR EM ENFERMAGEM se inicia com a matricula no curso e, a organização, participação e dedicação são elementos-chave para o sucesso nessa jornada.
Estrutura Curricular
O Curso de Doutorado em Enfermagem (Acadêmico) do PPGENF-UEPA/UFAM tem duração de quatro (4) anos, o doutorando precisa cumprir no mínimo 45 créditos, assim distribuídos em disciplinas:
DISCIPLINAS | QUANTITATIVO DE DISCIPLINAS | TOTAL DE CRÉDITOS REGIMENTAIS | TOTAL DE CARGA HORÁRIA |
Obrigatórias – Tronco Comum | 04 | 12 | 180 horas |
Obrigatórias – Vinculadas a Tese | 08 | 13 | 195 horas |
Optativas – LP 1 / Optativas – LP 2 | 02 (cada linha) | 06 (cada linha) | 90 horas |
Optativas – Tronco Comum | 05 | 14 | 210 horas |
Total | 19 | 45 | 675 horas |
- Disciplinas Obrigatórias: Mantida a articulação e comunicação no que tange as estratégias de ensino e avaliação, ementas e bibliografias contidas no projeto do curso aprovado junto a CAPES.
- Disciplinas Optativas: Articuladas entre as duas IES, mas poderão ser ofertadas em ambas segundo a disponibilidade dos docentes em cada semestre do curso; Os doutorandos e docentes poderão ter mobilidade entre as IES.
- As disciplinas serão ofertadas no Campus IV da Escola de Enfermagem Magalhães Barata (UEPA) – BELÉM, e na Escola de Enfermagem de Manaus (UFAM)
Matriz Curricular
Disciplinas Obrigatórias – Tronco Comum
DISCIPLINAS | CRÉDITOS | CH | EMENTA |
EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA E FILOSOFIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA | 04 | 60 | Dimensões epistemológicas da ciência e filosofia do cuidado de Enfermagem. Teorias de enfermagem. Processo de enfermagem. Taxonomias que alicerçam o cuidado de enfermagem ao ser humano (pessoa, família e comunidade) e do seu ciclo vital. Enfermagem como prática social e científica que produz tecnologia e inovação nos processos cuidativos. |
METODOLOGIA DA PESQUISA AVANÇADA EM SAÚDE E ENFERMAGEM | 03 | 45 | Referenciais teóricos e metodológicos da investigação. Bases, tendências e avanços nas práticas de pesquisa em saúde e enfermagem: Concessão, planejamento e desenvolvimento. Prática baseada em evidências. Elaboração de relatórios de pesquisa nas diversas abordagens paradigmáticas. Rigor e ética em pesquisa. |
GESTÃO DA PESQUISA E DO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU | 02 | 30 | Cenário atual da pesquisa da área de saúde e enfermagem no contexto da Política Nacional de Ciência e Tecnologia. Gerenciamento de grupos de pesquisa. Financiamento em pesquisa. Construções de projetos e redes e internacionalização da pesquisa. Intercâmbios para estudos complementares em âmbito nacional e internacional. Gestão da carreira de pesquisador: ensino, pesquisa e extensão. |
GESTÃO DO CONHECIMENTO E DIFUSÃO CIENTÍFICA | 03 | 45 | Divulgação cientifica e impacto da ciência na enfermagem e na saúde. Diferentes formas de difusão: Mídias convencionais e digitais. Apresentação de resultados de pesquisa. Elaboração e redação de textos e manuscritos científicos. Busca e preparação de referências bibliográficas. Seleção de periódicos nacionais e internacionais indexados e de impacto. Gestão e editoração de periódicos científicos. Estado da arte, políticas e tendências em editoração científica. Integridade científica. |
Disciplinas Obrigatórias Vinculadas à Tese
DISCIPLINAS | CRÉDITOS | CH | EMENTAS |
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE TESE I | 01 | 15 | Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto de tese. |
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE TESE II | 01 | 15 | Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto de tese. |
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE TESE III | 02 | 30 | Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto de tese. |
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE TESE IV | 01 | 15 | Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto de tese. |
ELABORAÇÃO DE TESE I | 02 | 30 | Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da tese |
ELABORAÇÃO DE TESE II | 02 | 30 | Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da tese |
ELABORAÇÃO DE TESE III | 02 | 30 | Orientação, acompanhamento do desenvolvimento da tese e redação do relatório final. |
ELABORAÇÃO DE TESE IV | 02 | 30 | Orientação, acompanhamento do desenvolvimento da tese e redação do relatório final. |
Disciplinas Obrigatórias Por Linha
LINHA 1 – ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS NA AMAZÔNIA
DISCIPLINAS | CRÉDITOS | CH | EMENTAS |
ENFERMAGEM E PROCESSOS EPIDEMIOLÓGICOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO | 03 | 45 | Determinação social do processo saúde-doença. Estudo das doenças e agravos prevalentes na Amazônia. Aspectos ético-políticos e determinantes da ocorrência, magnitude, transcendência, vulnerabilidade e dos instrumentos de controle. Práticas e itinerários terapêuticos em populações da Amazônia. Estudos culturais e etno-orientados em saúde e enfermagem. |
ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA E VULNERABILIDADES NO CONTEXTO AMAZÔNICO | 03 | 45 | ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA E VULNERABILIDADES NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
LINHA 2 – EDUCAÇÃO E CUIDADO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NA AMAZÔNIA
DISCIPLINAS | CRÉDITOS | CH | EMENTAS |
EDUCAÇÃO, SAÚDE E ENFERMAGEM | 03 | 45 | Bases teórico-filosóficas e metodológicas da educação. Políticas públicas na formação profissional em saúde e em enfermagem nos diferentes níveis (educação profissional de nível médio, graduação e pós-graduação). Educação permanente dos profissionais em enfermagem. Concepções e práticas em Educação para a saúde nas diferentes dimensões: sociopolítica, ética e tecnológica |
TECNOLOGIAS DE ENFERMAGEM PARA A EDUCAÇÃO E O CUIDADO EM SAÚDE | 03 | 45 | Tecnologias em saúde e enfermagem. Processos de criação, validação e aplicação de tecnologias para a educação em saúde junto a indivíduos, famílias, grupos e comunidade. Pesquisa metodológica. |
Disciplinas Eletivas – Tronco Comum
DISCIPLINAS | CRÉDITOS | CH | EMENTAS |
BASES TEÓRICAS DA PESQUISA E DO CUIDADO EM ENFERMAGEM | 04 | 60 | Filosofia da ciência e os diferentes enfoques teórico-filosóficos na produção do conhecimento em Enfermagem e saúde. As principais correntes de pensamento: positivismo, fenomenologia, materialismo histórico e dialético. Pós-modernidade e a produção do conhecimento. Estudo dos paradigmas de enfermagem. Bases teóricas do cuidar em enfermagem; processo de enfermagem como metodologia e as estratégias de planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem. Trabalho interdisciplinar e interprofissionalidade em saúde. |
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À PESQUISA EM ENFERMAGEM E SAÚDE | 03 | 45 | Projetos de investigação quantitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Aprofundamento teórico-metodológico dos desenhos de pesquisa quantitativa. Variáveis quantitativas e qualitativas. Apresentação de dados (tabelas, quadros e gráficos). Testes estatísticos e intervalos de confiança, modelos probabilísticos, populações, amostragem, teste de hipóteses. Estudo piloto e pré-teste; validação de instrumentos. Validade e confiabilidade |
MÉTODOS QUALITATIVOS APLICADOS À PESQUISA EM ENFERMAGEM E SAÚDE | 03 | 45 | Projetos de investigação qualitativa: bases, tendências e diferentes caminhos metodológicas. Etnografia, Fenomenologia, Teoria Fundamentada nos Dados – TFD; Estudo de caso; Pesquisa históricas; Estudos participativos/Pesquisa Convergente-assistencial. Diferentes estratégias de coleta e análise de dados. Rigor em pesquisa qualitativa. |
ESTÁGIO DOCÊNCIA | 02 | 30 | Participação em processos pedagógicos na graduação em Enfermagem: elaboração do programa de disciplina; preparação e ministração de aulas e avaliações teóricas e práticas com tutoria do professor responsável/orientador. Experimentação de novas metodologias/tecnologias. Análise e avaliação crítica de experiência de ensino. Referências: As que compuserem o Plano de Curso da disciplina na qual o doutorando estiver desenvolvendo suas atividades. |
TÓPICOS ESPECIAIS | 02 | 30 | Assuntos atuais e inovadores, de base teórico/conceitual ou instrumental no campo da saúde e Enfermagem. |