APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-graduação em Música da Amazônia (PPGMUSA) foi concebido em 2023 no contexto da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Consiste no primeiro Mestrado Acadêmico em Música de toda a Região Norte do Brasil, atendendo a uma demanda reprimida de egressos em Música que carecem de formação continuada em nível de pós-graduação stricto sensu na região de origem.

A proposta do PPGMUSA tem como objetivo qualificar profissionais para a pesquisa e o ensino da música, bem como a extensão que socialize o conhecimento produzido, de modo a impulsionar a produção e a difusão de conhecimento musical sobre a realidade sociocultural mais próxima e mais carente de ações que impactem a Amazônia, estendendo-se a outras realidades que também demandem responsabilidade social, quais sejam: as realidades de outras regiões brasileiras ou estrangeiras.
Nesse sentido, o egresso do Mestrado Acadêmico em Música na Amazônia ora proposto será profissional qualificado para a pesquisa, ensino e extensão em Música. Um profissional cujas pesquisas impactem sobre sua docência (especialmente, mas não exclusivamente, a de ensino superior), tornando-a espaço de reflexão, interrogação e investigação; de escrita e interlocução, tendo em vista a socialização de saberes. Desse modo, o egresso poderá contribuir, por meio de suas ações na pesquisa, no ensino e na extensão em Música, para o desenvolvimento da ciência e da educação e para a dinamização do mercado de trabalho no Brasil, em particular na Região Norte.

O espaço geográfico amazônico ainda carece de ser compreendido quanto à sua complexidade e diversidade cultural-musical, desconhecida em sua amplitude e infinidade de expressões regionais, epistemologias próprias e campos interpretativos.
Estudos e pesquisas desenvolvidos em contexto amazônico e sistematicamente documentados permitirão escritas de histórias sobre saberes e práticas musicais e de educação musical na região e próprias da região, ainda escassamente presentes nas publicações nacionais e internacionais da área da Música. Esse fenômeno é apenas um reflexo da desproporção das pesquisas realizadas em torno da música nas demais regiões do país, que há décadas vêm consolidando seus programas de pós-graduação em Música.

É fundamental compreender os processos de colonização e descolonização da música na Amazônia, os processos criativos, as “teorias musicais” e visões de mundo, os comportamentos estético-musicais, os discursos sonoros propriamente ditos em diferentes tempos-espaços e as pedagogias de disseminação de e em uma região caracterizada por fronteiras e trânsitos efervescentes.

A pesquisa sobre o presente ou na área da memória, identidade, documentação, preservação e difusão da cultura musical da e na Amazônia, tende a impactar sobre as realidades das práticas e saberes musicais e de educação musical, sobretudo pela consciência a respeito da relação da música com seu contexto cultural ou até mesmo existencial. Serão materiais inspiradores para reflexão sobre a realidade musical da região e sua integração a criações musicais, ao ensino e à execução musical.
Ainda, a criação deste Programa de Pós-graduação gera estímulo ao desenvolvimento de redes de conhecimento e colaboração com pesquisadores, atores sociais e comunidades de distintas fronteiras regionais que, por meio de trânsitos culturais e musicais, conectam toda a Amazônia com o mundo e consigo mesma. Tais redes possibilitam a este Programa mobilização acadêmica nacional e internacional, com possível oferecimento de variadas atividades acadêmico-científicas e geração de aspectos de inovação social mediante conexões e parcerias com diferentes setores produtivos.

O Programa possui a Música como área de concentração. No entanto, a Música, como área de concentração, envolve uma infinidade de possibilidades quanto à sua abrangência, pois seu conteúdo é vasto; tradicionalmente inclui Educação Musical, Etnomusicologia, Musicologia, Práticas Interpretativas, entre as mais frequentes como linhas de pesquisa nos PPGs brasileiros e do exterior, cujo enfoque musical em geral não se distingue como local, regional, nacional ou internacional. No PPGMUSA/UEPA, optou-se pela ênfase à Música na Amazônia, seja ou não da Região, dada a miscigenação aí percebida desde o Brasil Colônia. Quanto às linhas de pesquisa, optou-se por duas: Música e Formação e Música e Cultura. Ambas as linhas enfatizam a Música na Amazônia e foram discernidas a partir do histórico de mais de três décadas de pesquisa em Música na UEPA.

A linha de pesquisa Música e Formação inclui estudos/pesquisas sobre música na educação e educação pela música, bem como a efetiva implementação da educação musical na educação básica, entendida como saber imprescindível à formação humana e presente em vários territórios de aprendizagem. Visa compromisso com a formação e desenvolvimento humano global, a fim de materializar o currículo (inter-intra-transdisciplinar) em ação e contemplando-o em pesquisas voltadas à realidade local de cada discente com contínuo aperfeiçoamento – aos docentes e discentes – dos processos de ensino e aprendizagem. Há inúmeros aspectos a serem tratados em estudos/pesquisas em educação musical. Nesta linha, em face da atuação/produção dos docentes que dela farão parte, serão contemplados: estudos decoloniais, políticas, processos-práticas-ferramentas pedagógicas e psicologia do desenvolvimento. Abrange educação musical em várias faixas etárias e níveis, desde a educação básica e superior até a comunitária, étnica e alternativa. Esses aspectos serão alicerçados em territórios formativos de diversas manifestações musicais, em perspectivas interdisciplinares (considerando fatores psicológicos, biológicos, filosóficos, sociológicos, antropológicos, religiosos, históricos e artísticos), intradisciplinares (considerando aspectos da etnomusicologia, musicologia, composição, música e interfaces, performance, sonologia, teoria e análise musical) e transdisciplinares. Ao se tratar de processos-práticas-ferramentas pedagógicas, considera-se, ainda, o atendimento a pessoas com necessidades específicas nessa diversidade de territórios formativos.

A linha de pesquisa Música e Cultura emergiu a partir das incursões em Etnomusicologia e Musicologia percebidas nas pesquisas em Música realizadas por docentes e discentes da UEPA, mas também de outras IES do país, com pesquisas documentadas em publicações da ANPPOM e da ABET. Abordará estudos e pesquisas que contemplem saberes e fazeres musicais em variados planos e contextos de criação, expressão e significação musicais, considerando seus aspectos socioculturais e políticos, antropológicos, históricos, artísticos, linguísticos, estéticos, fenomenológicos e/ou poéticos. Busca-se discutir a música, criticamente, a partir de bases intertransdisciplinares que orbitem em torno de temas tais como transmissão-difusão-recepção, etnia e raça, gênero, memória, patrimônio, identidade, oralidade, regionalismo e diversidade.

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