GRUPOS DE PESQUISA

O GEMMA surgiu da inquietação de docentes que vivenciam a prática educativo-musical tanto no Ensino Superior quanto em escolas de Ensino Regular e Especializado. O grupo foi certificado em 2023 no intuito de promover o debate acadêmico, científico e cultural relacionado a pesquisas sobre Educação Musical, Memória e Arte na Amazônia, reunindo professores, alunos, egressos do curso de Licenciatura em Música, pesquisadores e colaboradores de outras Instituições. O GEMMA contempla estudos voltados a processos de ensino-aprendizagem em diferentes contextos sociais, encampando reflexões sobre metodologias, currículos, inclusão e abordagens teóricas, e tendo em perspectiva ampliar a compreensão e a análise sobre concepções e fazeres no âmbito da Educação Musical, especialmente na região amazônica. A abrangência do grupo alcança diferentes áreas do conhecimento, além da Educação Musical, por meio do fomento a pesquisas que dialoguem com estudos culturais, de gênero, e também outras áreas e temáticas com as quais a música, de modo geral, vem fomentando e estabelecendo interfaces. Ainda, propõe ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão cujos resultados potencializem ampla difusão do conhecimento científico em música, em particular – mas não exclusivamente – da Educação Musical.   

O ponto de partida para a criação do Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), em 2010, foi a constatação de que muito pouco se conhece sobre a diversidade de universos da música e de outras artes na Amazônia. Pretende-se investigar, documentar e analisar tais universos em suas dimensões histórica, social, educacional, linguística, identitária e/ou estética. Neste sentido, lança-se mão de levantamento de materiais sobre a formação cultural da Amazônia (mas não apenas dela), tendo em perspectiva abordagens críticas acerca da música e de outras artes (cinema, literatura e dança, em especial). Além de propor projetos de pesquisa, o GEMAM constitui um intenso fórum de discussão em cima de bibliografia especializada e experiências de campo, tornando-se importante referência para Etnomusicologia na região. Integra o Núcleo de Pesquisa em Música da Univ. do Estado do Pará e é parceiro dos Laboratórios de Etnomusicologia das Univ. Federal do Pará e do Rio de Janeiro. Possui a Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Musicais na Amazônia (única Linha), abrangendo pesquisas (etno) musicológicas, históricas e educacionais sobre culturas e artes expressivas na Amazônia (ou mesmo fora dela) – principalmente a música, mas também outras linguagens (cinema, literatura e dança, em especial) que, com a música, estabelecem diálogos e interfaces. Pretende-se investigar, documentar e analisar essas culturas e artes expressivas em suas dimensões histórica, social, educacional, linguística, identitária e/ou estética.

O Grupo de Pesquisa Educação Musical, Políticas, Decolonialidades e Resistência – EMPODERA iniciou suas atividades a partir de uma expressiva demanda de estudos realizados por alunas e alunos da Universidade do Estado do Pará – UEPA – CAMPUS XVII na cidade de Vigia no Estado do Pará. A cidade fica localizada na Microrregião do Salgado Paraense que integra nove cidades que são distantes do Campus da capital. Assim, o grupo começou a desenvolver pesquisas sobre a cultura musical local e, a partir de reuniões semanais, começou a discutir propostas de ações nas diversas comunidades que compõem essa região. O grupo tem desenvolvido pesquisa-ação com o objetivo de fortalecer o saber local, bem como articular ações de intercâmbio cultural por meio de parcerias nacionais e internacionais, tendo participado da organização de mesas redondas, seminários, rodas de conversa, encontros nacionais e internacionais de educação musical, bem como institucionalizado Pesquisa “guarda-chuva” que trata sobre Políticas Públicas em Educação Musical no Pará e projeto de extensão “Pacto pela Educação Musical no Pará” – PEMPA, desenvolvido em escolas públicas de educação básica, nas periferias da capital paraense. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm contribuído com o fortalecimento da cultura local dando visibilidade às diversas manifestações musicais a partir de pesquisas engajadas socialmente, fortalecendo a identidade cultural regional, bem como ampliando o debate e as ações em torno da implementação da educação musical na educação básica. O Grupo de Pesquisa possui, atualmente, duas linhas de pesquisa, a saber: Políticas Públicas em Educação Musical no Pará coordenada pelo Prof. Dr. Carlos Augusto Pinheiro Souto e História, Arte e Música na Amazônia – HAMA, coordenada pelo Prof. Dr. Jonas Monteiro Arraes.

O Grupo de Pesquisa Linguagem, Arte, Cultura e Educação na região do Caeté (GP-LACE na região do Caeté), foi criado em 02 de maio de 2022 por Docentes, discentes, técnicos da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus XXI, Liceu da Música de Bragança-PA e pesquisadores da região do Caeté com o objetivo de investigar, discutir, criar e aprimorar recursos didático-artísticos-pedagógicos-culturais aplicados a diversos contextos de atuação na região do Caeté pelo entrelaçamento das áreas do conhecimento relacionadas à Linguagem, Arte, Cultura e Educação. O GP LACE foi registrado no diretório dos Grupos de Pesquisa na CAPES e certificado pela UEPA. Possui a Linha de Pesquisa Formação do Artista-Professor-Pesquisador na Região do Caeté, entendendo que Ensino, Pesquisa e Extensão são processos distintos, porém indissociáveis, que se nutrem ciclicamente, provocando novas ideias, experiências, sensações, teorias e práticas.

Grupo de Estudo e Pesquisa em Música – GEPEM

 Líder: José Ruy Henderson Filho

O GEPEM tem propiciado o desenvolvimento de estudos, discussões e investigações, especialmente na área da educação musical, embora pesquisas nas subáreas da musicologia, da etnomusicologia e das práticas interpretativas já tenham surgido em 2003. Vem realizando eventos, como palestras, seminários, encontros e tem publicado materiais na Revista da ABEM (2002), Revista Comunicação Universitária (CCSE/UEPA, 2003), revista Pró-Posições (UNICAMP, SP, 2004), revista Arteriais (UFPA, PA, 2018), entre outras. Membros do GEPEM coordenaram os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Musical (2001-2005) e em Ensino das Artes na Educação Básica da UEPA. O GEPEM realizou o VII Encontro Regional Norte da ABEM, em 2012, em Belém PÁ e desenvolveu de 2012 a 2015 projeto de pesquisa que teve como princípio a preservação de acervo de partituras para banda de música, contendo obras datadas do início do séc. XX, com publicação em 2018 (Henderson Filho; Castro, 2018).

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