Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Universidade do Estado do Pará (PPGREAB-UEPA) tem como área de concentração “Intervenção e Funcionalidade” distribuída em duas linhas de pesquisa, “Avaliação e intervenção terapêutica nos sistemas neuromuscular” e “Avaliação e intervenção terapêutica nos sistemas cardiorrespiratório e metabólico”, formado por um corpo docente altamente qualificado e com experiência na orientação de pesquisas científicas na área 21 da CAPES.

O Programa é o terceiro da Região Norte na área de concentração de Educação Física e o primeiro em Reabilitação aprovado pela CAPES em 07/06/2023 para início das atividades com o mestrado acadêmico.

Portaria de reconhecimento do curso de Pós-graduação Stricto Sensu pela CAPES PORTARIA 2.149, DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DE 26 de dezembro de 2023.

Portaria de criação do curso de mestrado nível acadêmico na Universidade do Estado do Pará RESOLUÇÃO Nº 4077/24-CONSUN, 21 de fevereiro de 2024.

Objetivo

O PPGREAB-UEPA tem como objetivo geral promover a formação de recursos humanos com capacitação científica e docente na área de Reabilitação e Desempenho Funcional, além de produzir conhecimento científico sólido e sustentado para o desenvolvimento científico da região amazônica e do País.

Missão

Desenvolver-se como referência em programa de pós-graduação na área 21 na região norte, especificamente na área de reabilitação e desempenho funcional, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores em Reabilitação e Desempenho Funcional na região, bem como de outras regiões brasileiras e de fora do país, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados, fomentando a colaboração e desenvolvimento científico.

Valores

O Programa de Pós-graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional trará relevância na formação de recursos humanos e do conhecimento produzido para a sociedade, considerando a ética, a sustentabilidade e a inovação. Valorização e respeito a diversidade, combate a desigualdade na ciência, com transparência e diálogo multidisciplinar de conhecimentos produzidos na área de reabilitação e desempenho funcional, respaldado no rigor teórico e metodológico da ciência.

Perfil do egresso

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional deverá desenvolver habilidades e competências que permitam estabelecer correlação entre teoria e prática, seguindo o perfil generalista, humanista, critico e reflexivo, buscando a resolução de problemáticas relacionadas a prática profissional em reabilitação que visem contribuir a produção cientifica com relevância internacional e fortalecendo a formação de profissionais na região amazônica dentro do rigor científico e intelectual.

Área de concentração: Intervenção e Funcionalidade

Envolve promoção, prevenção e reabilitação de processos de saúde e doença nos ciclos de vida, com a finalidade de produzir conhecimento científico relacionado a reabilitação e desempenho funcional, estabelecendo estratégias e processos que visem a vigilância e a recuperação funcional de diversas condições fisiológicas e patológicas.

Equipe

Coordenador 

Profº Dr. Rodrigo Santiago Barbosa Rocha

Vice-coordenadora

Profª Dra. Luciane Lobato Sobral

Reitor

Profº Dr. Clay Anderson Nunes Chagas 

Vice-Reitora

Profª Dra. Ilma Pastana Ferreira

Secretária

Suzilene Farias Alves

Rolar para cima
Pular para o conteúdo