O PROGRAMA
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia (PPGTEC), em nível de mestrado acadêmico, está sendo submetido pela segunda vez a avaliação da CAPES, aprovado pelo Conselho do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará e pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP), na área de conhecimento Interdisciplinar e área básica em Engenharia, Tecnologia e Gestão. O curso terá duas áreas de concentração e duas linhas de pesquisa em cada área.
O objetivo do PPGTEC é formar recursos humanos para atuarem no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento da área tecnológica do meio ambiente e dos recursos agroflorestais levando em consideração a sustentabilidade na região amazônica, através do conhecimento interdisciplinar para apropriação de tecnologias aplicadas na resolução dos problemas causados pelas ações antrópicas do homem. Além disso, o curso tem procurado promover a conexão entre o saber acadêmico e as realidades sociais, permitindo que os resultados gerados a partir dessas pesquisas beneficiem tanto a população, quanto o setor produtivo, respeitando as realidades distintas dos ambientes amazônicos.
O Curso será ofertado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e funcionará nas instalações do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da UEPA. Em sua estrutura, apresenta uma área de concentração “Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade Amazônica” e duas linhas de pesquisas “Desenvolvimento Sustentável” e “Gestão de Recursos Agroflorestais”. Para dar suporte a estas linhas, o programa possui 16 disciplinas, sendo 4 obrigatórias e 12 eletivas, ofertando 16 vagas anualmente.
O quadro docente é composto por 12 professores permanentes e 4 colaboradores, todos pertencentes ao Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará, com a finalidade e expertise interdisciplinar, facilitando a pesquisa diante da complexidade dos problemas ambientais.
O PPGTEC destina-se a portadores de diploma de curso superior de graduação, em qualquer área de conhecimento. É a partir da união de profissionais com diferentes formações que a área interdisciplinar se diversifica, sendo a que mais cresce junto à Capes, devido sua propensão natural para produção do conhecimento nos domínios da gestão, tecnologia e inovação.