O programa de Mestrado poderá dispor dos laboratórios de Física, Química, Biologia, Engenharia de Produção (LEP), Logística e Geoprocessamento (NILO), Hidrocarbonetos (LABOHI), Qualidade Ambiental, Informática (LABINF), Madeira, Propriedade dos Materiais, Laboratório Multiusuário de Engenharia Florestal, Herbário Prof.ª Dra. Marlene Freitas da Silva (MFS) e da Coleção Zoológica Didático-Científica da UEPA.
- Laboratório de Física: é climatizado em 20 m², com materiais e equipamentos adequados para a realização de experimentos em Física nas áreas de mecânica, mecânica dos fluidos, eletromagnetismo, termodinâmica e ótica geométrica.
- Laboratório de Química: é climatizado em 30 m², com equipamentos, mobiliário e vidrarias específicas, além de um estoque de reagentes e demais materiais utilizados nas atividades deste ambiente.
- Laboratório de Engenharia de Produção (LEP): é climatizado em 60 m², desenvolvendo atividades nas áreas de gestão da qualidade, gestão econômica e gestão do conhecimento. É equipado com 15 computadores, além de um conjunto de software.
- Laboratório de Logística e Geoprocessamento: é climatizado em 60 m², desenvolvendo pesquisas na tomada de decisões estratégicas e gestão da sustentabilidade ambiental. É equipado com 12 computadores e softwares apropriados para o geoprocessamento aliado ao Sistema de Informações Geográficas (SIG).
- Laboratório de Hidrocarbonetos (LABOHI): é climatizado em 1230 m², desenvolvendo pesquisas de monitoramento de impactos ambientais, causados por diferentes contaminantes, como análises químicas de hidrocarbonetos e metais pesados. O laboratório conta com equipamentos de última geração como: Espectrofotômetro UV-VIS; Espectrofotômetro de Emissão Atômica.
- Laboratório de Informática (LABINF): funciona com estações de trabalho para processamento digital de imagens de satélites, mapas digitais, modelos digitais de terreno, sistema de informação geográfica e para a utilização de programas gráficos. Para isso, dispõe de 15 computadores de última geração dotados de monitores de alta resolução e conjunto de softwares.
- Herbário Prof.ª Dra. Marlene Freitas da Silva (MFS): é climatizado em 50m², com um acervo de 5.500 amostras de plantas que estão registradas em um banco de dados (software BRAHMS) e está indexado no Index Herbariorum (IH). O MFS conta com o apoio do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA – Amazônia Oriental).
- Coleção Zoológica Didático-Científica da Universidade do Estado do Pará (CZDC-UEPA): conta com um acervo de cerca de 1000 espécimes de animais invertebrados e de vertebrados que estão informatizados em banco de dados. A CZDC se encontra em uma sala de 30m² contendo equipamentos e mobiliário compatível com sua função curatorial.
- Laboratório Multiusuário de Engenharia Florestal (LAMEF): possui 40 m² com capacidade para receber turmas com até 15 alunos/aula. O LAMEF desenvolve pesquisas em ciência e tecnologia de recursos naturais com ênfase em anatomia e identificação de madeiras, propriedades físicas, mecânicas e secagem da madeira, avaliação energética de matéria-prima, resíduos, avaliação da qualidade de produtos madeireiros e não madeireiros, morfologia e anatomia vegetal, botânica e sistemática vegetal e entomologia florestal.
XILOTECA
O Laboratório de Ciência e Tecnologia da Madeira (LCTM) esta sediada no Campus VIII da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na Cidade de Marabá-PA,é climatizado em 60 m², desenvolvendo pesquisas na área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais. É equipado com 4 Microscópio com câmera para captura de imagens, além de computadores e softwares apropriados para análise de imagens de madeira e carvão vegetal. O Laboratório conta também com estufas de circulação, balanças analíticas, micrótomos de deslize e rotativo, outros equipamentos necessários para a caracterização das propriedades da madeira. Comitê Gestor do Laboratório.
I. Comitê Gestor do Laboratório:
Luiz Eduardo de Lima Melo – Coordenador
Javan Pereira Motta – Coordenador adjunto
Equipe Técnica de apoio Pós-Graduação PPGTEC-UEPA: 1 discente
Equipe Técnica de apoio Graduação Engenharia Florestal CAMPUS VIII-UEPA: 3 discentes
Formulário de agendamento e as regras de uso do Laboratório:
A Xiloteca Joaquim Ivanir Gomes (JIGw) esta sediada no Campus VIII da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na Cidade de Marabá-PA. A coleção conta atualmente com estrutura própria, em modulo contêiner de 4000 mm (comprimento), 2300 mm (largura) e 2770 mm (altura), sendo 2500 mm de pé direito interno. Esta estrutura é móvel, o que permite, se necessário a mobilidade de toda coleção. O acervo apresenta total de 1411 amostras de madeira (incluindo repetições), as quais encontram-se distribuídas em 34 famílias, 84 gêneros e 118 espécies botânicas. O acervo de madeira inclui tanto amostras com correspondente botânico (exsicatas) nos herbários parceiros: Herbário Prof.ª Dra. Marlene Freitas da Silva (MFS) e Herbário IAN da Embrapa Amazônia Oriental. A Xiloteca JIGw da UEPA, apresenta como coleções associadas, um acervo de carvão vegetal (antracoteca) e amostras de casca de espécies florestais da Amazônia Brasileira. Dados sobre as espécies depositadas, como caracterização anatômicas das madeiras podem ser encontradas no banco de dados do “Inside Wood” (https://insidewood.lib.ncsu.edu).
I. Comitê Gestor da Xiloteca:
Luiz Eduardo de Lima Melo – Curador – Docente
Javan Pereira Motta – Curador adjunto – Docente
Equipe Técnica de apoio Pós-Graduação PPGTEC-UEPA: 2 discente
Equipe Técnica de apoio Graduação Engenharia Florestal CAMPUS VIII-UEPA: 5 discentes
Formulário de agendamento e as regras de uso da Xiloteca: