Sobre o Programa

Objetivos

Geral

Formar profissionais com capacidade técnico-científica para atuar e produzir conhecimento como formadores na confluência da universidade e dos serviços de saúde com enfoque na região amazônica.

Específicos

Contribuir para conhecimento didático teórico e prático, capaz de influenciar positivamente o ensino ligado à saúde, objetivando a sua melhoria de qualidade;
Elaborar propostas de ensino sintonizadas com a característica dinâmica do conhecimento científico e da educação;
Preparar profissionais com capacidade técnica, pedagógica e científica para atender a demanda específica do mercado de trabalho no ensino e assistência na saúde por meio de metodologias efetivas de aprendizagem com vistas ao fortalecimento do SUS;
Atuar em ações ligadas ao ensino da saúde, assegurando uma integração entre Universidade e Serviços de Saúde nos níveis de complexidade do SUS na atenção primária, secundária e terciária da saúde;
Intensificar o processo de educação permanente dos profissionais do SUS na Amazônia;
Qualificar o docente da saúde, a exercer gestão em múltiplos ambientes de ensino da saúde;
Produzir conhecimento em Ensino na Saúde a partir de investigação relacionada com os serviços e assistência em saúde;
Capacitar profissionais a desenvolver atividades de preceptorias, consultorias, orientação de estágios na área da saúde.

Estrutura

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) têm as suas instalações concentradas no prédio do Campus II da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na Trav Perebebui, 2726, Belém, possui instalações adequadas para a execução do programa PPG-ESA. Este Campus possui três auditórios com as seguintes capacidades: 300 (trezentas), 80 (oitenta) e 70 (setenta) pessoas e equipados com recursos áudio-visuais, tais como data-show, vídeo, retro-projetor, projetor de slides. Além disso, possui um Centro de Saúde-Escola onde os alunos dos cursos da saúde tem aulas práticas, sendo referência estadual, além de coordenar pesquisa de controle e tratamento da tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis. Possui ainda um Bloco, destinado para Pós-Graduação com sala para professores, três salas para aulas e orientação de alunos, uma da coordenação, uma secretaria com duas secretárias somente para o curso de pós-graduação de Ensino em saúde na Amazônia, e um funcionário de informática, além de serviço de copiadora. O Campus possui biblioteca, sala de aula e orientação, secretaria exclusiva para o PPG-ESA.

Área de Concentração, Linhas e Projetos de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA) está estruturado em 01 (uma) área de concentração, 02 (duas) linhas de pesquisa e 03 (três) projetos de pesquisa.

Área de concentração:

Integração Universidade e Serviços de Saúde

Linhas de pesquisa:

  1. Gestão e planejamento em ensino na saúde na Amazônia

    Estuda a organização, processos de planejamento e gestão do ensino na saúde. Investiga processos de educação permanente e formação de professores/preceptores para os múltiplos ambientes da área da saúde. Investiga os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nos serviços de saúde. Educação baseada na comunidade, interação ensino, trabalho e responsabilidade social. Aborda temas referentes a políticas educacionais; modelo de inserção dos alunos e professores nos cenários de prática; Investimentos para adequação assistencial, tecnológica e arquitetônica da rede de saúde; as melhores práticas no ensino e na saúde baseadas em evidências científicas; serviços de apoio ao estudante.
  2. Fundamentos e metodologias em ensino na saúde na Amazônia

    Investiga as características teórico-metodológicas, práticas e programas educacionais no ensino e aprendizagem em saúde, buscando identificar, avaliar, elaborar, implantar meios e recursos didático-pedagógicos centrados no ensino da saúde, a partir de metodologias, evidências e tecnologias, que estabeleça uma otimização do ensino da saúde na Amazônia. Aborda temas referentes a currículo, avaliação do estudante e do ensino, estratégias educacionais, tecnologias/recursos eletrônicos, EAD/Telessaúde, ensino baseado em simulação, problematização, ensino baseado em projetos, ensino baseado em competências, “mentoring”.

Grupos de Pesquisa

Morfofisiologia, Ensino e Pesquisa Aplicada a Saúde:

Coordenador:

Profº. Drº. Robson José de Souza Domingues

Membros:

Jofre Jacob da Silva Freitas (Docente Permanente)
Kátia Simone Kietzer (Docente Permanente)

Processos formativos em Saúde na Amazônia:

Coordenador:

Profº. Drº. Renato da Costa Teixeira

Membros:

Profª. Drª. Márcia Bitar Portella
Profª. Drª. Edna Ferreira Coelho Galvão
Profª. Drª. Valéria Marques Ferreira Normando
Profª. Drª. Nara Macedo Botelho

Processos formativos em Saúde na Amazônia:

Coordenadora:

Profª. Drª. Cléa Nazaré Carneiro Bichara

Membros:

Profª. Drª. Lizomar de Jesus Maués Pereira

Colegiado

Jan/2024-Dez/2024

Representante Docente

Profª Drª Katia Simone Kietzer
Profº Drº Robson Jose de Souza Domingues
Profª Drª Valeria Marques Ferreira Normando (Suplente)
Profº Drº Jofre Jacob da Silva Freitas (Suplente)

Representante Discente
Doutorado

Mariseth Carvalho de Andrade

Mestrado

Manuella Matos de Azevedo

Colegiado

Dez/2022-Dez/2024

Representante Docente

Profª Drª Ivete Furtado Ribeiro Caldas
Profª Drª Katia Simone Kietzer
Profº Drº Robson Jose de Souza Domingues
Profª Drª Valeria Marques Ferreira Normando (Suplente)
Profº Drº Jofre Jacob da Silva Freitas (Suplente)

Representante Discente
Doutorado

Daniel Figueiredo Alves da Silva

Mestrado

Iranete Pereira Ribeiro

Inserção Social e Transparência

Inserção social

O impacto educacional do programa está no aperfeiçoamento da  formação dos professores da área da saúde que preferencialmente são ligado aos Sistema Único de Saúde (SUS), visto que a grande maioria dos mestrandos também são professores  de Instituições de Ensino Superior públicas e particulares. O impacto social se reflete na formação de recursos humanos qualificados para a docência na área da saúde, valorizando os ambientes de saúde pública como cenário de prática para os futuros profissionais da saúde.
Os docentes do PPG ESA participaram da organização da I oficina de Trabalho no âmbito do Pro Ensino na Saúde,  tendo como objetivo central implantar o Núcleo Interprofissional de Pesquisa em Ensino na Saúde – Pará com a participação de professores e pós-graduandos da UNIFESP, UFPA, CESUPA, FAMAZ, ESAMAZ, UNAMA. Hoje o PPG ESA possui alunos de várias municípios do Pará, tais como Santarém, Altamira, Marabá, Capanema, Castanhal e de outros Estados, Maranhão, Piauí, Tocantins, Amapá.

Visibilidade

No website são apresentadas informações gerais sobre o programa, uma descrição da infraestrutura, da proposta e do currículo do mestrado, regimento, processo seletivo, cronogramas e edital. Estão disponíveis no site as disciplinas oferecidas, juntamente com suas ementas; informações sobre o corpo docente e discente, com link para a plataforma lattes; as linhas de pesquisa desenvolvidas e as áreas de concentração do programa. Na aba Produtos técnicos tecnológicos e científicos serão mostrados os frutos do trabalho de pesquisa desenvolvidos no Mestrado. Em cada produto mostrado é disponibilizado um link para o trabalho na íntegra, facilitando a sua utilização por professores e alunos.
O site disponibiliza também informações sobre eventos na área de ensino. Realização de Seminário semestral de pesquisa com a participação de professores, pós-graduandos, alunos de graduação, profissionais da saúde, gestores e a comunidade de um modo geral a fim de socializar os temas e problemáticas estudadas pelos professores e alunos do mestrado.

Interfaces com a educação básica

O PPG ESA possui professores que atuam no Programa de Formação de Professores (PAFOR), ministram aulas para professores da Educação Básica do curso de Educação Física em convênios e rede formada pela UEPA/UFPA/CAPES; Oferta de oficinas e visitas orientadas dos Laboratórios de Ensino e Pesquisa do CCBS-UEPA para várias escolas públicas, organização, assessoria e empréstimos de material para feiras de ciências das Escolas Públicas do Estado do Pará. Interação dos professores do PPG ESA com o Museu de Ciências  e Planetário do Estado Pará, onde ocorrem visitas orientadas para os alunos e professores de Educação Básica.

Inovações

Utilização de novas metodologias de ensino-aprendizagem, como problematização no ensino, PBL, TBL, simulação, seminários, oficinas, dentre outras, além do incentivo a participação de docentes e pós-graduandos do PPG ESA em Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) com finalidade de ampliar as atividades práticas de ensino nas redes serviços públicos de saúde. Assessoria para cursos de graduação e residências oferecendo educação continuada, atualizações sobre o ensino na saúde.

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