V Seminário da Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia – Certificação

A Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem a honra de realizar a Quinta Edição de seu Seminário acadêmico-científico. Para este ano, põe como TEMA CENTRAL de debate e reflexão: “Educação e Interculturalidade na Amazônia: reinventando práticas e pensamentos”.
O tema da diversidade sociocultural tem ocupado lugar cada vez mais central na agenda da sociedade e educação contemporâneas, o que se deve, em grande medida, ao protagonismo de atores sociais coletivos subalternos, que têm tanto denunciado os limites e problemas das estruturas sociais hegemônicas injustas e violentas (capitalismo, colonialismo e patriarcado), quanto reivindicado direitos de reconhecimento e democracia.
É importante considerar que o referido tema expressa ângulos e perspectivas diferentes e conflitantes e, por conseguinte, é atravessado por tensões entre (e no interior de) diversos campos ou esferas do mundo da vida, dentre eles o da Educação. É relevante, também, considerar que essa temática ganha mais expressividade quando considerado o lugar de onde se fala, o tempo em que se vocaliza uma enunciação, que sujeitos enunciam e sob que condições materiais e simbólicas: quais enunciações e modos de sociabilidade são reconhecidos e legitimados e quais são deslegitimados e excluídos.
A sociedade brasileira e, em especial aqui o campo da educação, vem vivenciando mais um momento singular de sua história, sob a direção hegemônica conservadora de um conjunto de “Reformas Modernizadoras”, que mais concretamente exprimem Contrareformas, posto que colocam em cheque conquistas históricas fundamentais e aprofundam abissalmente a distância para a constituição de uma sociedade e educação democráticas.
O que esse tema da educação e interculturalidade tem a revelar quando mirado a partir da realidade singular amazônica? Quais os limites e avanços postos do ponto de vista da reflexão teórica, epistemológica e prática educativa? Esse V Seminário da Linha Saberes Culturais e Educação na Amazônia objetiva:
– Refletir e debater, sob ângulos e perspectivas diferentes, acerca do tema da educação e interculturalidade, a partir da realidade amazônica.
– Contribuir para exprimir outros pensamentos e práticas educativas interculturais

DIA 16/08/2017

– Apresentação Artístico-cultural (09:00 às 09:30).
– Mesa de Abertura (09:30 às 10:00).
– Conferência de Abertura (10:00 às 12:00)
 Prof. Dr. Reinaldo Matias Fleuri (UFSC).
Almoço/Intervalo: (12:00h às 14:30h).
– I Mesa de Debate (14:30 as 17:00):
– Tema: Decolonialidade e Educação na Amazônia.
– Palestrantes:
 Profº. Dr. Agenor Sarraf Pacheco (PPGA-UFPA).
 Profº. Dr. João Colares da Mota Neto (PPGED-UEPA).
 Profª. Drª. Maria Betânia Barbosa Albuquerque (PPGED-UEPA).
– Mediador: Profº. Dr. Sérgio Roberto M. Corrêa (PPGED-UEPA).
Programação Artístico-cultural (17:00h).

– Lançamento de Livros (17:00h).
DIA 17/08/2017

– Apresentação Artístico-cultural (08:30 às 09:00)
– II Mesa de Debate (09:00 as 12:00):
– Tema: Interculturalidade e Educação: outros olhares
– Palestrantes:
 Profª. Drª. Ivanilde Apoluceno de Oliveira (PPGED-UEPA).
 Profª. Drª. Joelma C. Parente Monteiro Alencar (UEPA).
 Profº. Drª. Maria do Perpetuo do Socorro C. da Silva (PPGED-UEPA).
– Mediador: Profº. Dr. José Anchieta de Oliveira (PPGED-UEPA).
– Almoço/Intervalo (12:00 às 14:30).
– III Mesa de Debate (14:30 as 16:00):
– Tema: História, Memória e Educação na Amazônia.
– Palestrantes:
 Profº. Dr. Fábio Fonseca de Castro (PPGCOM-UFPA e NAEA-UFPA).
 Profª. Drª. Josebel Akel Fares (PPGED-UEPA).
– Mediadora: Profª. Drª. Nazaré Cristina de Carvalho(PPGED-UEPA).

– Roda de Conversa (16:00 às 17:30).
Tema: “Estratégias e práticas de educação popular para a reconstrução democrática da soberania do Brasil: um diálogo sob a perspectiva dos movimentos populares”.
Ministrante: Profº. Dr. Reinaldo Matias Fleuri (UFSC-CCE).

– Encerramento: Programação Artístico-cultural (17:30h).

Cartaz.

– Folder.